Excelentíssimo Presidente da República.
Senhor Presidente,
Hoje estamos reunidos aqui em Brasília e somos mais de trezentos líderes indígenas de várias regiões do país, para levar à V. Excia o seguinte:
– Como é de amplo conhecimento da opinião público, o Sr. Otavio Ferreira Lima, atual Presidente da Funai, não tem correspondido as nossas ansiedades, que são principalmente no tocante a demarcação das terras indígenas e a harmonia com os demais brasileiros. Ele, Sr. Otávio, tem usado sistematicamente a força policial do DF, para recepcionar comitivas indígenas que chegam até Brasília para tratar de assuntos graves de suas comunidades.
– Como o cargo de Presidente da Funai é de confiança de V. Excia nós aqui reunidos, pela primeira vez, pedimos a substituição imediata do Sr. Otávio Ferreira Lima, por uma pessoa que tenha sensibilidade pelas questões sociais e principalmente pela particularidade da questão indígena. Tomamos então a iniciativa de apresentar três nomes de nossa confiança: Prof. Dalmo Dallari, Prof. Carlos Moreira Neto e Dr. Pedro Paulo Fatoreli Carneiro.
O que nós queremos, Sr. Presidente da República, é a paz com os homens brancos, mas infelizmente essa nossa vontade tem encontrado barreira dentro da Própria Funai. Basta V. Excia certificar isso o caso recente do conflito que está existindo no Parque Nacional do Xingu, onde poderá desencadear um verdadeiro massacre entre brancos e índios. Tudo isso poderia ser evitado se o Presidente da Funai, tivesse agindo com seriedade e tato nessa questão. Não só neste caso, mas em todos os outros conflitos entre brancos e índios, a Funai tem sido a verdadeira responsável por eles.
Queremos viver em paz, queremos que nossos filhos não sejam filhos do conflito, queremos ser respeitados como gente e como irmãos.
Deputado Mário Juruna
Seguem outras assinaturas, mais de trezentas.