Senhor Presidente,
Aos vinte e quatro dias do mês passado conversei com V.Sa. sobre a proposta da ÁREA INDÍGENA DO BALAIO e pude continuar a discussão com o Sr. Superintendente Executivo Geral Dr. MARCELO COUTELO CHAGAS. A conversa mereceu o respeito profundo, porque começamos a compreender a modificação da FUNAI para nos dar uma assistência tão almejada.
Vamos manter a confiança de V.Sa, e do Orgão Federal que ora administra, porque não podemos cometer erros do passado, isto é, temos que dialogar para un futuro melhor dos povos indigenas.
Sr. Presidente, a Comunidade indígena do BALAIO, precisa somente da demarcação da terra, e para isso é ne cessário que a Superintendência de Assuntos Fundiários tome as de vidas providências com urgência.
Esperamos manter contato com V.Sa. e o Sr. Superintendente de Assuntos Fundiários Dr. Daniel Marques de Sou sa, para resolver sobre o problema da demarcação do Balaio.
Outro assunto que foi exposto durante o dia 24 do mês passado, foi sobre a necessidade de um motor de 3011 com barco, um gerador, três moto-serras para adiantar o nosso Pro jeto de POPUNHA junto à FUNAI/EMATER. Esse Projeto tem o significado grande para a comunidade Indigena do Balaio, porque daqui a três anos queremos uma produção que cubra à necessidade econômica e social da nossa comunidade.
Sr. presidente, uma vez que estou com caminhão gostaria de transportar o material acima solicitado,e gostaria por isso, que v.sa. tomasse a providência.
Certo de poder contar com o apoio de V.Sa. subscrevo-me.
Brasilia, 14 de outubro de 1987
ÁLVARO FERNANDES SAMPAIO
TUKANO
SEP Quadra 702 Sul
Edificio Lex, 3o andar
CEP 10.330 Brasília D.F.
Fonte:
https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-ao-superintendente-de-assuntos-fundiarios-da-funai-solicitando-demarcacao