Formado em Jornalismo pela Universidade Católica Paulista, Anápuáka Muniz Pataxó Hã hã hãe é ativista indígena atuante, principalmente, no campo da comunicação. Empresário, artista, e formado também em Gestão de Marketing, Anápuáka é um dos fundadores da web rádio Yandê, a primeira rádio indígena nacional, que surgiu no ano de 2013 em parceria com Renata Tupinambá.
A rádio Yandê foi criada como espaço de manifestação da arte indígena e comunicação de ideias, o próprio nome significa “você” e “nós” que expressa o objetivo de incentivar a produção indígena e sua difusão, seja através da comunicação ou artes no geral.Anápuáka Muniz Pataxó Hã hã hãe foi, ainda, gestor e co-fundador da Rede de Cultura Digital Indígena em 2010 e coordenador do projeto Web Brasil Indígena que visa o desenvolvimento de uma rede colaborativa que envolve o compartilhamento de conteúdo tecnológico, cultural e informativo entre povos originários e não indígenas.
Além de co-fundador do Agora!, em 2016, movimento de ação política que atua no estudo e solução de problemas em comunidade, Anápuáka implementa diversos projetos culturais como o Festival YBY da Música Indígena Brasileira, o 1º Festival Internacional de Música Indígena idealizado e protagonizado por indígenas da história do Brasil. Atualmente desenvolve a primeira startup open baking indígena do Brasil e é especialista também em Hiper Museus.