Maria Yakuy Tupinambá

Maria Yakuy Tupinambá, anciã da comunidade dos Tupinambá de Olivença, Ilhéus, Bahia, nascida em 1960, é ciberativista, pensadora indígena, técnica em economia doméstica, cursou Direito na Universidade Federal da Bahia. É ativista do movimento indígena desde 2003, educadora, foi docente no Curso de Extensão em Filosofia Indígena, Escutar o Outro na Faculdade de Letras da UFRJ em 2010.

Autora de diversos textos que expressam o olhar indígena sob sua perspectiva individual e da comunidade, como nos textos publicados nas coletâneas Índios na Visão dos Índios, assim como na rede indiosonline e indiografie. Yakuy Tupinambá é, ainda, escritora, comunicadora e colaboradora-colunista da Rádio Yandê, além de idealizadora do Útero Amotara Zabelê de protagonismo das mulheres.

O Útero Amotara Zabelê tem como objetivo o acolhimento de mulheres e famílias em estado de vulnerabilidade socioeconômica além de promover escambos  e cultivos de alimentos pelas comunidades da região, a fim de promover autonomia do povo Tupinambá de Olivença e troca de saberes e produtos entre localidades próximas.