Quem foi Pedro Poty

Potiguar da Baía da Traição, Pedro Poty foi um dos indígenas embarcados na esquadra de Hendrikson para a Holanda, onde foi educado pelo Estado holandês desempenhando, mais tarde, um importante papel na dominação holandesa no território brasileiro. Segundo Lima, Pedro Poty era primo de Antônio Felipe Camarão, que se tornou um dos seus adversários nas batalhas luso-holandesas, sua inteligência e lealdade se destacavam juntamente com o domínio da língua holandesa, que permitiu redigir importantes documentos até hoje conhecidos.

Grande parte do que se sabe sobre a história de Pedro Poty é através da “história dos vencedores” da segunda batalha dos Guararapes, as quais teve participação ativa ao lado de Antônio Paraupaba, capitão dos indígenas do Rio Grande do Norte. Pedro Poty foi “regedor dos índios da Paraíba” e lutando ao lado dos holandeses, foi persuadido em cartas escritas por Diogo Camarão, primo de Antônio Felipe Camarão que também escreveu cartas a Pedro Poty, Antônio Paraupaba e outros indígenas que se recusaram a lutar ao lado dos portugueses.

Em uma das cartas em resposta a Felipe Camarão, Pedro Poty escreve: “Ficai sabendo que serei um soldado fiel aos meus chefes até morrer” e se referindo a diferença entre holandeses e portugueses: “Eles nos chamam e vivem conosco como irmãos (…) Por outro lado em todo o país se encontram os nossos escravizados pelos perversos portugueses” (LIMA, 1990, p.66). Acredita-se que Pedro Poty morreu na Segunda Batalha dos Guararapes em que foi prisioneiro dos portugueses, mas Lima cita que de acordo com o historiador Southey, ele foi levado a bordo de um navio em 1652 rumo à Lisboa para responder pelo crime de renúncia, sem uma data específica de registro da sua morte.

Como um dos principais líderes indígenas aliados aos holandeses, Pedro Poty representou lealdade à resistência contra os portugueses. Embora, ao longo da história seja predominante a exaltação do seu adversário Antônio Felipe Camarão como vencedor da Segunda Batalha dos Guararapes, que resultou em um dos poucos registros de um provável rosto de Pedro Poty no quadro Batalha dos Guararapes de Victor Meirelles produzida entre os anos de 1875 e 1879 representando o primeiro confronto da Batalha na Capitania de Pernambuco. Embora as guerras tenham resultado na expulsão dos holandeses, a história de Pedro Poty revela a perseverança do chefe potiguar dos indígenas da Paraíba na luta pelos seus ideais.

Texto: Érica Damasceno

Referência: LIMA, José Fernandes de, A Lealdade E O Heroísmo Do Índio Portuguara Pedro Poty. Editora: A União, João Pessoa – PB, 1990.