Jaider Esbell

Jaider Esbell, indígena Makuxi, é artivista indígena, escritor e produtor cultural. Nascido em 1979 e natural de Roraima, Jaider viveu na TI Raposa – Serra do Sol até os 18 anos, dividindo o tempo entre o trabalho de auxiliar técnico e os estudos, passou a desenvolver uma série de atividades socioculturais e ações de educação ambiental, quando efetivado pela Eletrobrás exerceu a profissão de eletricista de linha de transmissão até 2013.

Graduou-se em Geografia no ano de 2007 e em 2010 inscreveu-se no edital de literatura da Bolsa Funarte de Criação Literária e já em 2012 lançou seu primeiro livro Terreiro de Makunaima – Mitos , lendas e estórias em vivências com o apoio financeiro do Ministério da Cultura através de bolsa. Alimentando desde cedo o interesse pelo desenho e escrita, Esbell passou a se dedicar mais objetivamente às artes no ano seguinte e desenvolveu o primeiro Encontro de Todos os Povos em Roraima, tradição que perdura até hoje, reunindo artistas que retratam a vivência indígena, participou, ainda, da Exposição Coletiva e Latinomeríndia MIRA – Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas (UFMG, 2013).

O artista Makuxi integrou diversas exposições coletivas, inclusive no exterior. Em 2013 foi convidado para expor e lecionar no Pitzer College nos Estados Unidos, onde permaneceu por oito meses. Através das suas obras, Jaider abriu espaço para a visibilidade cultural e artística da região do estado de Roraima, com a abertura da Galeria de Arte Indígena Contemporânea, seu ateliê, presta serviços comunitários e culturais como formação de alunos, oferecendo estágios a estudantes de artes visuais.

Em 2016 foi indicado ao Prêmio PIPA de arte contemporânea brasileira e passou a se dedicar totalmente ao artivismo indígena na comunicação através da linguagem das artes, com que desenvolve e promove ações culturais e sociais em conjunto com diversos povos indígenas através, por exemplo, do projeto Itinerância Roraima  –  Arte e vida, uma jornada ao Brasil de casa em casa. Jaider Esbell participou do CURA BH 2020 com a escultura em grande escala nomeada “Entidades” e a instalação “Bandeiras na Janela”.

Saiba mais em:

http://www.jaideresbell.com.br/site/sobre-o-artista/ 

http://g1.globo.com/rr/roraima/fotos/2013/04/exposicao-marca-1-encontro-de-todos-os-povos.html#F772606 

www.jaideresbell.com.br/site/projeto-itinerante/  

https://artebrasileiros.com.br/topo/cura-bh-2020/ 

As Cartas de Jaider Esbell