Ao: Prefeito do Município de Itajú do Colônia
Sr. Vivaldo Alves da Silva
Assunto: Comunicação (Paz)
Exmº Senhor,
Comunicamos à V. Excia que nos dias 02 e 04/04/87 nossa área indígena da Aldeia Barretá neste município foi palco de uma invasão armada pelos fazendeiros Ernesto Cabral, Luciano Galvão, Bira de Cínelon, Agnaldo Vieira e Tonca, filho de Armando Pinto, juntamente com o Delegado de policia desta cidade, Sr. Zaú de tal e Tenente Sr. Raimundo Pereira, os pistoleiros Zé Preto, Zé de Bibí, Raimundo Carrapato, Zé do Bode, João Guarda e mais dois homens de Itabuna que se identificaram como policial. Danificaram nossas benfeitorias como: casas derrubadas, cercas e cancelas, derrubaram nossas duas placas da FUNAI e disparando vários tiros.
Mais este grave incidente vem comprovar a violência a que estamos sujeitos. Sabemos que a questão da terra está sub-judice. Estamos convictos de que é necessário medidas urgentes para se evitar o agravamento da situação, como também, a continuação do loteamento do “Parquinho” em nossas terras e a participação de policiais deste Município neste tipo de ação.
Fazemos apelo para que sejamos respeitados em nossa integridade física e moral, bem como nossos direitos até decisão final da Justiça.
Esperando contar com vossa atenção especial para fim destes problemas, aguardando providência.
Atenciosamente,
Lideranças Pataxó Hãhãhãi
Original: 1987.04.10 Das Lideranças Pataxó Hãhãhãe para o Prefeito de Itajú do Colônia