Posto Indígena Krenak, 8 de Abril de 1981.

De Laurita Maria Felix Krenak para o Brasil

Saudação sem fim.

O chefe do posto está querendo cobra dez Cruzeiros um pé de planta porque a funai não está dando. Porque ele forneceu essas cadeira velhas das casas uzada das casas da fazenda guarani. Foi trinta cabeças de animal daí de crenaque para guarani. E o chefe do posto não quer devolver os animais. E for centos e quarenta e quantes cabeças de gados. E eles não que manda mais os animais. Só mando treze cabeças.

E o resto não que manda. Eles não que manda os animais completos. E eles mandaram treze cabeças que foram distribuído e dessas treze cabeças que foram distribuído ficou uma índia velha sem ganha ela chama sebastiana de souza porque se ela não tem o direito de ganhar. Se todos teve o direito de ganhar ela não vai ter o direito de ganha se os gados era nosso. Isso tudo é o Eustaques. O Eustaques falou que a velha não presizava de ganha. Sendo que ela é uma índia legítima da terra dos Krenak. 

Quem escreve é Laurita Felix Crenaque. Este ano que vem nós queremos plantas e o chefe que cobrar as plantas. Então eu perguntei ele porque ele queria cobrar as plantas porque o índio não tem o direito de plantar na terra dele e o chefe do posto mim respondeu se eu plantar um saco na colheita eu tenho que pagar o saco que eu peguei então disse ele que este saco que eu vou devolver disse ele que não é para a funai então nós pensamo que é para ele.

E como que os pataxós ganhou. Os gados foi distribuído para os Pataxós. E outros que a funai nos ajuda muito pouco. Nos alimentos não manda banha não manda café não manda sabão para lavar roupa não dar dinheiro para comprar as coiza que presiza. Inclusive nem medicação não tem mais. Quando vai um doente lá eles não que atender mais. E nos estamos querendo a marcação da terra a baze de 250 alqueires e o Carlos está querendo levar menos. Vai fazer um ano de 11 de maio que ele falou que ia marcar a terra e até hoje mal resolvido.

Laurita Maria Felix Krenak.

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-denunciando-situacao-dos-krenak-em-relacao-ao-chefe-do-posto

Original: 1981.04.08 De Laurita Maria Felix Krenak para o Brasil

CARTAS RELACIONADAS