Amambai - Mato Grosso do Sul, 04 de março de 1994

De Delfino Borvão Kaiowá para o Brasil

           Primeiramente a nossa saudações. Sempre esperando e sentimos a lutas, e estamos levando empurrando com os objetivos Nosso.
           Estamos escrevendo através disto para ficarem a par do fatos acontecidos com o GUARANI do Ms. Sobre educação indigena diferenciados. Todos nós sabemos que existe leis que garante a sociedade e todo cidadaõ a garantia de educação
           O que aconteceu com nosco aqui nesra cidade onde nos índios fazemos partes também disto temos uma educação diferenciadoque onde nos índios mesmo estamos ministrando nossa Escola ensinando o nosso futuro POVO guaraní.
           Aconteceu que o PREFEITO desta cidades abusou do poder, violou todas as leis da nação e ainda descriminou o povo índigena nos atos groseiro e autoritárismo num país que que é DEMOCRATICO; violou todos os direito humanos
Fechou a escola e demitiu todo os professores indigenas de uma hora para outro sem conversar, onde a escola está reconhecida oficialmente e tem as diretrizes corricolares.
           Fechou a escola só por causa que é escola diferenciadas num ensino especificos onde tem seus alunos mais de 400 matricolados .
Estamos denuciando para cada canto e contamos para que pelo menos faça algumas coisa como PROVIDÊNCIAS como reforço da nossa reivindicação aos orgão responsaveis Pela EDUCAÇÃO neste País.
Para que as providências sejam tomadas, para que realmente Municipio asuma a escola indigenas. Contamos com apoio neste sentidos de dilvulgarem  em imprensa NACIONAL ou INTERNACIONAMENTE ou que seja em qualquer lugar este fato acontecidos.
Porque nós, queremos um ensino que valorize o povo e não desvalorizar CONTMOS CONTIGO SEM MAIS AGRADECEMOS ATENCIOSSAMENTE; Escola Guaraní, Assoc. Jiga: Associação de Jovens ńdigena Guarani de Amambai- Ms.

Delfino Borvão Kaiowá

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-sobre-educacao-indigena-diferenciada-em-amambai

Original: 1994.03.04 De Delfino Borvão Kaiowá para o Brasil

 

CARTAS RELACIONADAS