Prezado Geraldo,
Nós, lideranças Ticuna, juntamente com o nosso conselheiro geral e presidente do Centro Maguta – Pedro Inácio Pinheiro – reunidos em Benjamin Constant no dia 15/05/97, que queremos comunicar a você a partir de amanhã, dia 16 de maio nós estaremos dispensando todos os funcionários do Centro Maguta, pagando a indenização de acordo com a lei e com isso fechamos o Museu até que o Conselho se reúna para decidir o que fazer com ele.
Queremos ainda que a entidade ICCO envie uma carta para a Sra Jussara Gruber, dizendo que o Museu não é dela, mas sim dos Ticuna.
Levamos ao seu conhecimento e de sua entidade que já providenciamos o registro de nosso Estatuto e dentro de duas semanas estaremos recebendo o CGC de nossa entidade – CGTT Gostaríamos de contar com o apoio de vocês, pois a partir de agora nós mesmos tomaremos conta das nossas organizações.
Estamos programando para o mês de julho uma reunião com todos os capitães para avaliar nossa caminhada, analisar problemas e encaminhar propostas. Segue anexo o convite.
Certos de contar com sua compreensão e apoio, nos despedimos cordialmente.
Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/correspondencia-sobre-os-problemas-com-o-museu-maguta-envolvendo-sua-assessora
Original: 1997.05.15 – Das lideranças Tikuna para o Coordenador Geral Executivo ICCO – Holanda