Boa Vista - Roraima, 29 de agosto de 1988

De Davi Kopenawa Yanomami para a ONU

Senhor Diretor da UNEP
Mustafa Tolba
Programa do Meio Ambiente da ONU

Cópias para: Congresso Constituinte
Presidente José Sarney
Organização dos Estados Americanos O.E.A

e aos meus amigos: Senador Severo Gomes
Ailton Krenak

Prezado Senhor.

Eu sou Davi Kopenawa Yanomami. Este ano fui homenageado pela Onu como defensor do meio ambiente. Eu estou muito orgulhoso por esse reconhecimento, especialmente nesse momento em que o Governo Brasileiro diz que vai demarcar a Área Yanomami, mas muito pequena. Fui informado pela Funai como querem demarcar a nossa terra e fiquei muito preocupado porqué decidiram de fazer duas Florestas nacionais na nossa terra. para confundir a gente, eles chamaram isso de terra indígena yanomami. na verdade querem demarcar dezenove pequenos pedaços da nossa Terra, separados, para permitir construção de estradas, mineração, garimpagem, extração de madeira, agropecuária e colonização.
Será que as Áreas das Aldeias serão cercadas como se faz com o gado? E não é só isso, ainda dizem que irão tirar os milhares de garimpeiros que invadiram a nossa terra a mais de um ano, somente depois da demarcação. No entanto, o meu povo está morrendo. Eu sei que estão nos enganando e talvez esperem que morram todos os meus parentes. Os garimpeiros já mataram muitos Yanomami com armas de fogo, com malária, gripe e outras doenças. Estão sujando os nossos rios e igarapés com mercúrio e óleo. Estão destruindo a nossa mata. Estão acabando com a nossa caça e com o nosso peixe. Estão ameaçando os meus parentes para eles ir embora, eu mesmo fui ameaçado de morte pelos garimpeiros e estou muito  preocupado. A polícia se preocupa somente com a segurança dos garimpeiros e não liga para os direitos e para a vida dos Yanomami. A Funai prometeu dar assistência médica a todos os yanomami, mas faz muitos anos que o médico da Funai chega somente em poucos lugares e por poucos dia, uma ou duas vezes por ano. muitas vezes faltam remédios. Os poucos funcionários da Funai que gostam de ajudar e se preocupam por nós estão sendo afastados. Desse jeito já afastaram também vários missionários, médicos e dentista, amigos que gostavam da gente e nos ajudavam bastante.
O presidente da República, Sr. José Sarney, prometeu no ano passado fazer o parque indigêna yanomami, mas agora já esqueceu. nós yanomami não esquecemos e lembramos que várias outras Autoridades Brasileiras, no passado, já prometeram e não fizeram.  Senhores e amigos, a vida do meu povo corre muito perigo, por favor continuem a nos ajudar, é muito urgente. Eu estou muito triste, mas confio em vocês. Estou interessado e honrado de participar da entrega do certificado e tenho a esperança que a ONU não va ficar calada diante daquilo que está acontecendo ao meu povo.

Atenciosamente

Davi Kopenawa Yanomami

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-denuncia-de-davi-yanomami-enderecada-ao-programa-de-meio-ambiente-da-onu

Original: 1988.08.29 De Davi Kopenawa Yanomami para a ONU

CARTAS RELACIONADAS