Benjamin Constant, 08 de Maio de 1997

Dos Caciques e membros do CGTT para o Coordenador Geral Executivo do ICCO

Ao

Exmo. Coordenador Geral Executivo ICCO – Holanda

Prezado Coordenador Geral Executivo ICCO,

Senhor Coordenador Geral Executivo   do ICCO, nós caciques e mebro do CGTT, acabamos de finalizar com nossa palavra sobre o Centro de Documentação de Pesquisa e Alto Solimões – CPDAS e Museu Maguta, que muitas vez própria assessora Maria Jussara Gruber, enganou entidade Nacional e Internacional sobre o problema do Centro Maguta que foi extraviado ou roubam dinheiro e criou tanta polêmica juntamente com um funcionário do Museu Maguta e agora enganando os índios Ticuna e dividindo nossa organização.

Nós, membros do Conselho Geral da Tribo Ticuna – CGTT, pedimos de V Excia que são assessores do Centro Maguta e do Museu Maguta, nós queremos a saída de todos eles do Centro Maguta e do Museu Maguta. Se realmente o Centro Maguta e Museu Maguta foram feitod em nome dos índios Ticuna, agora queremos ficar com o prédio para funcionar nossa organização indígena que é CGTT

Senhor coordenador nós pedimos seu apoio para mandar dizer para essa assessora através de Telex ou Faz dizendo que os prédios do Museu Maguta e o Centro Maguta não pertencem mais a eles, ou seja, os brancos assessores, nem para o funcionário índio. Se não entregar para os índios e também se um assessor disser que não quer sair ou desistir nos vamos convidar vários índios, entidades não-governamentais e órgãos governamentais, nós vamos tocar fogo em frente de jornalistas, porque nós estamos sabendo que Maria Jussara Gomes Gruber está dizendo que Museu Maguta é dela e não dos índios Ticuna.

Por isso, nós estamos avisando a V. Excia o que vai acontecer com o prédio do Centro Maguta e o Museu Maguta, Agora ela está fazendo manipulação através de alguns índios Ticuna mandando criar outra organização que se chama ACGTT – Associação do Conselho Geral da Tribo Ticuna, mas quem está por trás é ela, dizendo que outros assessores do Centro Maguta extraviaram o dinheiro da ICCO e acusando de má administração.

Mas para os índios Ticuna, todos esses assessores comeram dinheiro do Centro Maguta. Nós índios dizemos que ninguém de nós ganhou nenhum salário, nós trabalhamos com nossa própria força.

Agora está brigando para não sair do Museu Maguta e manipulando os próprios índios, como funcionário do Centro Maguta, dizendo para os índios Ticuna  que ela é uma santa e que não está sabendo de nada do Centro Maguta e nunca recebeu em nome dos índios, ela ganha só bolsa de pesquisa, mas ele esquece que antes ela era vice-coordenadora do Centro Maguta ganhando e recebendo para isso.

Com certeza de que nosso pedido vai ser atendido, agradeço,

Benjamin Constant, 08 de maio de 1997.

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/correspondencia-sobre-os-problemas-com-o-museu-maguta-envolvendo-sua-assessora

Original: 1997.05.08 – Dos Caciques e membros do CGTT para o Coordenador Geral Executivo do ICCO

CARTAS RELACIONADAS