Senhores do Banco Mundial
Nós escrevemos de novo para vocês amigo Nós queremos contar nossa preocupação, nós estamos sabendo que vocês vai mandar o dinheiro para o Brasil para a construção da barragem.
Nós pensamos que o dinheiro para solucionar a situação do povo indígena aqui no Brasil agora que nós chamamos e para fazer mais prejuízo para o povo indígena como os colonos também.
Mesmo que nossa situação não estão solucionado já vai criar outra situação difícil mesmo que nós estamos numa situação muito difícil mesmo e mais grande ainda por amor de deus.
Nós não queremos ver mais nessa situação com essa doença gripe, resfriado, febre, das diarreia e vômito, dor cabeça, malária etce, sem água limpa que dá para tomar banho, agora esse mês de agosto que já vai començar da outra vez a malária, já estão comensando dar dor de cabeça, febre e depois larga outra vez e depois pega de novo, assim vai nossa vida
Por isso nós não queremos que vocês morram de dinheiro para o Brasil, construção da barragem, nós estamos sabendo aonde que é.
10 Aqui Oeste no paraná parque nacional do iguaçu que nós estamos sabendo a terra e mato vai ficar mais de 1.700 e hectares Embaixo da água aqui no parque nacional do iguaçu.
E também Nós estamos sabendo que vai ser construída aqui no Brasil 20 barragens no estado de Santa Catarina no Rio bacia do uruguai agora nós queremos que nosso problema se solucionado, a primeira coisa que a comunidade pediu para vocês, e também não é só nós todos os povo indígena no Brasil não mande o dinheiro Por que nós não que mais que índio brasileiro sofrer.
Uma perguntas
Para ver como é que para devolver a terra com mata é difícil que está embaixo da água demora muito tem que lutar muito, para construção da barragem, que nós achamos que não vai demorar nei dois anos, por amor de deus que coisa, que nós temos terra combate embaixo da água que vocês sabem isso.
Nós estamos agora 37 família e 202 pessoa nessa pequena terra é 231 hectares, agora nós vemos que vocês não tem preocupação de nós e de ninguém, você fala mas não faz se tivesse preocupação de nós já tinha solucionado nos problema, vocês não tem mesmo preocupação de nós, porque a carta já bem 2 veces aí que nós vemos que vocês não vai ajudar a nos.
Agora contamos também que Itaipu só quero enganar a Nós só que é moleza, Itaipu ofereceu três ilhas uma tem 51 hectares outra tem 50 a terceira 171 hectares que nós não aceitamos nenhuma, se nos aceita Itaipu vai dá o Barco o balsa. Para que isso? Nós não aceitamos Desde isso itaipu não apareceu mais, por que nós não aceitamos que eles quere dar.
Aí nós não esperamos mais de repente eles outra vez e falou para nos ai como eles queres
O que é que vocês precisa que itaipu querer ajudar a vocês que estamos para ajudar aí nós ficamos quietos, aí o Dalton Clóvis Ferro Costa Falou, você esqueci em bicicleta, telefone, trator, cavalo, nós não falamos nada
Filippo oi ouvisse cacique Agustinho Martins falou para eles, vocês vai ajudar a nos, itaipu o Dalton falou se nós estamos para isso então ver a terra com mata para nós ou comprar, ai Dalton falou da a terra é difícil porque Itaipu não tem mais terra, ese foi no dia 22 de julho de 1988.
Ai nos apertamos para eles e apertamos para ver terra com mata, aí nós conseguimos aí ficou Dalton Armando para ver a terra com Funcionários da Fundação Nacional do Índio- FUNAI até meis de setembro, agora faz mais de um meis nós achamos que ninguém procurou Itaipu nem funai
Agora vocês tem que ver para nós se vai ajudar, até agora não vemos solução.
Uma perguntas
Como e que o governo Brasileiro não quer resolver a terra para os povo Indígena mesmo que ele já fica gordo enchendo barriga e o bolso, terra indígena que deu muito dinheiro para ele, madeira o petróleo ecte.
Agora nós queremos ver a escritura da terra de América do Sul na mão de Governo Brasileiro assinado por deus nós também vamos rezar e perguntar a Deus nós achamos que o Deus não ordenou para massacrar ao Índio Brasileiro o Deus não quer isso que nós estamos vivendo neste somos irmãos.
02 de Agosto de 1988
Area Indigena Ocai
Comunidade ava – guani
Lider
Cacique
Pedros Alves
Agostinho Martins
Ricardo Chaoeuassa
Inocêncio Acosta
Jorge Bogado
Angelo Benito
Antonho Acosta
Eustáquio Centurião
Teresinha Centurião
Alcídio Nogado
João Centurião
Casemiro Pereira