Do cacique Hibes Menino para o Deputado Ulisses Guimarães

DA COMUNIDADE INDIGENA WASSU-COCAL
EM JOAQUIM GOMES, ESTADO DE ALAGOAS
AO EXMO PRESIDENTE DA CAMARA DOS DEPUTADOS
DEPUTADO ULISSES GUIMAROES
Senhor presidente.
Nos a comunidade Indigena Wassu-Cocal ,em Joaquim Gomes Al estamos recorrendo a V.Excia para interceder junto ao Exmo Sr. Presidente da Republica para uma solução pacifica e imediata na questão da nossa terra.
senhor Presidente há quase um seculo nosso povo vem tentando pacificamente uma solução para a questão, no entanto nos ultimo 20 (vinte anos) da Ditadura evitou-se de todas as formas, que questõe de interesse sociais fossem resolvido, onde se beneficiou com o autoritarismo foi o grupinho da oligarquia do poder, aqui no nosso Estado o poder tem sido controlado por um grupo  que serviram de testa de ferro dos militares e são seguidores ferrenho da ditadura alem de um grupo de fornecedores e plantadores de cana de açucar (uma cultura digo monocultura escravisante anti-social e devastadora do ecosistema da região) e hoje quando este grupo começam a perder o poder e principalmente agora que com certeza perderam o governo do estado para o PMDB, criaram uma associação paralela ao poder, onde pretendem serem mais fortes que a constituição e as Leis do País.
Senhor presidente nossa terra é garantida pelo Art. 198 da constituição Federal a lei 6001, pois é uma área imemorial que foi doada ao meu povo pelo Imperador D.Pedro II, em 1862 como já foi provado nos documentos históricos do processo 1450/79 BSB, o qual dirimir todas as duvidas levantadas contra o nosso povo.
Para mostrar ao nosso Presidente da Republica o nosso apoi a Nova Republica, apresentamos uma proposta minima possivel , pois nossos Direitos é uma área de 57.000 Hect. do qual não abrimos mão pois não podemos perder nem mais um palmo desta área que é a área de ritual e já foi delimitada pelo Grupo de Trabalho de acordo com o Decreto . 88.118/83, e hoje todos os Indios estam disposto a defender coma propia vida se preciso for, pois apesar do grande esforço do presidente da FUNAI em querer resolver a questão, o empenho de V.Excia é imprescidivel para a solução final.
Senhor Presidente a questão da nossa terra não é uma questão de reforma agraria, apesar desta ser a segunda etapa, pois cabe ao MIRAD e ao INCRA o assentamento dos sem terra que são os empregados dos fazendeiros, mas a estes nos daremos o MIRAD o tempo necessario para tal.
Pois nossa questão é uma questão especifica de um Direito contitucional adquirido, estamos recorrendo a V.Excia porque o senhor é um profundo conhecedor das Leis, e o maior defenssor da justiça social dos trez grandes Estadistas Brasileiros dos ultimos anos tal como o nosso saudoso presidente Tancredo Neves e Teotonio Vilela, so temos V.Excia pois os fazendeiros estão usando favores políticos inclusivel palarmentar, que tenham a qualquer preço impedindo a nossa solução pacifica da terra de Cocal isto porque desde o inicio da nossa luta vistimo a camisa do PMDB, porque acreditamos nas mudanças, e em uma Democracia livre e soberana, e se alguem esta usando forças politica para impedir a solução da questão de Xocal, nos imploramos a V.Excia a proteção não so de V.Excia, mais tambem a de um partido que no tempo da ditadura o apoiamos com todas as forças, e é V.Excia o Presidente do maior Partido politico e presidente do nosso Legislativo, pois nossa questão é uma questão de direito de Justiça Social, e pela qual acreditamos na honradez e na sensibilidade de V. Excia que pedirar ao Exmo Sr. Presidente da Republica, para assinar o decreto Presidencial da demarcação de nossa terra, uma veis que todo o processo 1450/79, se enco,tra no Gabinete do Presidente da Republica, faltando apenas a assinatura de V. Excia Dr. Jose Sarney e lhe pedimos em nome de Deus ajude-no, não deixe que 1.220 índios sejam extinto em beneficio do poder economico, nem permita que haja um banho de sangue dos indios em luta pelo direito de sobreviver, pois precisamos de uma solução URGENTE,pois a demora em que a questão vem sendo tratada ja etrapolou toda paciencia doa Indios que se sentem marginalisados pelo descaso dado as questões Indigena pelo Governo Federal.
Atenciosamente
Aldeia Cocal 22.08.86
Hibes Menino de Freitas
Cacique Wassu-Cocal AL
Fonte:
https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-ao-dep-ulisses-guimaraes-pedindo-sua-interferencia-junto-ao-pres-da

CARTAS RELACIONADAS