Benjamin Constant, 08 de maio de 1997

Da diretoria do Conselho Geral da Tribo Ticuna – CGTT para a assessora da OGPTB

Senhora

Maria Jussara G. Gruber

Assessora da OGPTB

Prezada Senhora,

Senhora Maria Jussara G Gruber, nós da diretoria do Conselho Geral da Tribo Ticuna – CGTT e do Centro Maguta, ficamos cansados de tanta fofoca e mentira que você está fazendo através de um ticuna que é seu compadre, enganando que Centro Maguta desvia dinheiro dos pagamentos dos capitães.

Agora, nós do CGTT nunca falamos mal de você, nunca dissemos que essa assessora não presta como você anda dizendo para os Ticuna que nos não sabemos de nada.

Em 1988, a Funai proibiu sua entrada na área dos Ticuna, nós lideranças, junto com nossa organização CGTT, pedimos sua entrada em nossa área e agora você não lembra isso.

Com toda essa verdade, nós não queremos mais a sua presença aqui no Centro Maguta e Museu Maguta se realmente o Museu feito em nome dos índios Ticuna, a senhora não vai criar problemas porque não foi construído em seu nome e foi construído em nome do povo Ticuna.

Nós não queremos, a partir dessa data, ter outra fofoca com sua turma como: Pedro Mendes, Paulo Mendes, Osvaldo Mendes, Aldemicio Suzano Bastos e seu compadre que a senhora está cabeciando.

Eu, Pedro Inácio, te conheço muito bem e defendi muito a senhora na Justiça do Tribunal da União sobre dinheiro mal administrado na Educação.

Nós membros do CGTT agradecemos a senhora pelo trabalho feito com o povo Ticuna. Se a senhora não acha de acordo sobre Museu Maguta, que nosso pedido de audiência da senhora, pode mandar resposta para nós saber que a senhora não quer sair. Se não tudo o que você tem dentro do museu pode levar para a sua casa.

Com certeza não vai ter problema, agradeço.

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/correspondencia-sobre-os-problemas-com-o-museu-maguta-envolvendo-sua-assessora

Original: 1997.05.08 – Da diretoria do Conselho Geral da Tribo Ticuna – CGTT e do Centro Maguta para Maria Jussara G. Gruber

CARTAS RELACIONADAS