Aldeia da Almofala - Ceará, 20 de outubro de 1992

Das Lideranças Tremembé para o Brasil

Aos Amigos que apoiam a luta dos Indios no Brasil 

            Mais uma vez estamos escrevendo para dar nossas notícias sobre o que está acontecendo na nossa área indígena de Almofala no Ceará. Estamos felizes porque demos mais um passo em frente para a demarcação da nossa terra. Um Grupo de Trabalho da Fundação Nacional do Índio-FUNAI já chegou ate aqui e conseguiram fazer o nosso reconhecimento, o levantamento dos limites e das benfeitorias existentes na nossa área. A gente se sente feliz porque era um grande sonho que nós tinha era um dia se vê por dono daquilo que foi de nossos pais, de nossos avores e se via longe do nosso alcance. Por isso nos ficamos satisfeitos – por darmos início a esse trabalho.

            Muitos parentes desistiram com a opressão e até mortes que tivemos de enfrentar em todos esses anos. Mas sempre existia entre nós uma esperança, uma certeza que um dia nós alcançaria a liberdade em nossa terra. Precisamos dela até demais para fazer nossas moradas pois muitos já não tem mais onde morar, para viver, para pescar, para caçar, para plantar nossas roças. 

            Nós estamos ameaçados pelos proprietários que tomaram a nossa terra e hoje não estão querendo devolver ela a nós e até tirar a nossa própria vida.

            Nós contamos com vocês do nosso lado, com o apoio necessário na luta pela nossa terra indigena, pela nossa vida. Vamos fazer uma corrente de força, de mãos dadas, com a força do nosso Deus que pode e nos quer vivendo livres e socegados.

            Deus abençoe que o nosso trabalho tudo junto tenha vitória nessa luta.

            Muito obrigada das Lideranças Tremembé:

            Assinam abaixo.

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-ao-cedi-sobre-problemas-na-area-indigena-de-almofala-no-ceara

Original: 1992.12.20 Das Lideranças Tremembé para o Brasil

CARTAS RELACIONADAS