Eu estive há dias atrás no CIMI para conversar com o Secretário Geral desta Entidade. Chegando lá, eu já desenganado de tanta conversa bonita, fui logo perguntando para êle qual era o tipo de apoio ou ajuda que era dado para a LUTA INDÍGENA. Mas não tive nenhuma resposta. Ao longo da conversa me foram feitas várias perguntas mas resposta ao que eu queria, não foi dada de jeito nenhum.
As Entidades falam que a FUNAI não presta e ganha dinheiro na costa dos índios. Eu concordo mas acho que só ficar falando não adianta. Acho também que estas Entidades não ajudam pois só ficam brigando entre elas. Nós índios não vemos ajuda de ninguém: nem Funai, nem Cimi, nem Anaí, nem Cti, nem CPI, nem Universidade, nem ninguém. Não é só Funai que não presta, enfim, todas as entidades não prestam. Quando o Índio procura seus direitos ninguém dá apoio. Onde está o Cimi? Onde estão os antropólogos? Onde está o Estatuto do Índio? Onde está o tutor do Índio? Onde está o Governo?
Estas Entidades só tem o nome, os antropólogos só tem fama, o trabalho ninguém vê. Nós Índios que falamos a verdade porque sentimos a necessidade. Todas estas Entidades falam e até brigam, dizendo que estão do lado dos índios, mas na verdade e no fundo, não vemos ninguém entrar na briga.
Nós pedimos que estas Entidades se reunam e discutam os problemas do índio com a participação dos índios, aí nós iremos acreditar que não estamos sozinhos na luta.
Assina:
PAULO MENDES-LÍDER TUKUNA
ALTO SOLIMÕES
Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/nota-entidades-sobre-apoio-do-cimi-luta-indigena
Original: 1983.04.04 De Paulo Mendes para o CIMI