Dourados - MS

Das Mulheres Indígenas para os Profissionais de Saúde

Dourados, MS – 19 de maio de 2020

Vivemos tempos difíceis, daqueles que nunca imaginamos que viveríamos em nossos Tekoha! Lá fora o Coronavírus aterrissou sem pedir permissão devastando tudo o que encontra pela frente, em silêncio e em alta velocidade, então chegou em nossas Terras Indígenas. Em meio a esse caos, há uma orientação muito clara: ficar em casa, para o bem de si mesmo e dos outros. É uma questão de respeito, responsabilidade, cuidado e solidariedade. Um apelo a cada um de nós em favor da sociedade para evitar a transmissão do vírus e, assim, achatar a curva de contágio para que os hospitais não entrem em colapso. A verdade é que nem todas as pessoas podem cumprir essa orientação aqui em nossa aldeia.

Existem aquelas que buscam alguma desculpa para sair por puro egoísmo e por não terem consciência da gravidade da situação, mas também existem todos vocês profissionais que cuidam de nós, de mil e uma maneiras possíveis, tantas que nem podemos imaginar. São os profissionais da saúde, da limpeza, motoristas, profissionais que estão atendendo nossa comunidade dia após dia sem saber o que acontecerá no dia de amanhã, mas com a certeza que tudo vai passar, porque vocês estão cuidando de nós.

E não importa se é de manhã, de tarde ou de noite, porque você não entende de horários, mas de pessoas, de ajuda e de entrega total. Porque você também tem família e, embora às vezes seja difícil deixá-los em casa para ir trabalhar – conscientes dos riscos envolvidos – mas lá está você, contribuindo para que tudo isso melhore e termine o mais rápido possível.

Obrigado por estar na linha de frente. Seu esforço e sua coragem são inestimáveis. Apesar do cansaço, do esgotamento físico e psicológico e da invasão de estresse que às vezes você experimenta, você continua a dar o seu melhor. E isso é digno de admiração. Você é um ótimo exemplo. Nosso exemplo, de toda a sociedade e comunidade indígena.

Essa carta é das Mulheres Indígenas de Dourados das etnias Guarani, Kaiowa e Terena, do estado do Mato Grosso do Sul para todos vocês, aos profissionais que cuidam de nós e estão na linha de frente contra o Coronavírus em todas as Terras Indígenas no Brasil: Atima pé’eme! Ainapo Yakoe! OBRIGADO!

Nhandejara tá pende rovasa! Que Deus os Abençoe!


Fonte: https://web.facebook.com/indykaiowa/posts/10158361604802710?_rdc=1&_rdr

CARTAS RELACIONADAS