Senhor Presidente,
Em nome da comunidade, venho pelo presente solicitar autorização para que, junto aos velhos da Aldeia Água Branca possamos visitar a antiga aldeia Marãiwarsede, hoje situada na Fazenda Suiá Missu.
O motivo desta solicitação se prende ao fato que desde 1965, ou seja, quando foram retirados do local nunca mais retornaram e, que agora desejam rever a antiga aldeia, sendo que lá encontram-se enterrados seus entes queridos.
Mediante aos fatos expostos peço-lhes que viabilise esta autorização, uma vez que sentimo-nos extremamente constrangidos em ter que pedir para visitar as terras, que ainda consideramos de nosso pertence.
Peço-lhes que venha um representante da Fazenda Suiá Missu, para que juntamente com um grupo do CTI – Centro de Trabalhos Indigenista e equipe da FUNAI formada por antropólogo, engenheiro florestal e técnicos de filmagem, possamos desenvolver um trabalho de interesse de ambas as partes.
Na certeza de sermos prontamente atendidos, aguardamos uma resposta o mais breve possível.
Atenciosamente
DAMIAO PARIDZANE RUFINO RUAWÉ
Cacique Secretário
Fonte:https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/proposta-da-campanha-norte-sul-para-reconversao-social-e-ecologica-da-liquifarm