Ilmo Sr.
MARIANO MAMPIERI
Cumprimentando-o cordialmente, tenho a grata satisfação de dirigir-me a V. Sa. para expor sucitamente a forma como o povo Xavante foi expulso da Fazenda Suiá Missu que pertencia a Igreja que depois vendeu para empresa privada.
1. Em 15 de agosto de 1965 os proprietários da fazenda combinaram com os padres salesianos para retirar os Xavante dali e transportá-los para a missão salesiana, na Aldeia São Marcos.
2. Contando os parentes nas aldeias São Marcos, São Domingos, São José, Água Branca e Namucurá. estes são os locais onde estão morando os indios que moravam na Fazenda Suiá Missú.
Hoje a situação na Aldeia Água Branca é de muita crise, muitos isolados e abandonados. Não tem meios para produzir, falta apoiogovernamental para desenvolver atividades produtivas, não temos território, nem caça, nem frutas. É por isso que temos que voltar para o nosso território, Marãwatsede, na Suiá Missú, onde temos fartura, peixe caça, lá a terra é boa para plantar.
Até resolver a questão da Suiá Missú para Xavante precisamos de uma ajuda para atender nossas necessidades básicas, na Aldeia da Água Branca, onde somos 306 índios.
Por isso pedimos uma quantia de 1500 dólares por mês, durante 01 ano, até resolver a questão da terra.
Solicito também de recursos no valor de 4000 dólares, para conserto do caminhão e compra de material para trabalho (facão e botinas).
Essa ajuda é para comprar arroz, feijão, sal, açucar, óleo, sabão, munição combustível e recursos para manutenção do caminhão (F-4000 a diesel), que precisa urgentemente de reparos.
Para acompanhar a questão da terra com os advogados, precisamos de recursos para despesas de viagens, passagens, diárias para Brasilia e São Paulo, precisamos de mais 2000 dólares.
Estes auxilios poderão ser encaminhados para CTI de São Paulo.
Atenciosamente,
DAMIÃO PARIDZANE
Cacique da Aldeia Água Branca/MT
RUFINO RUADÊ XAVANTE
Acompanhante
Fonte:https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/proposta-da-campanha-norte-sul-para-reconversao-social-e-ecologica-da-liquifarm
Original:1991.3.12 De Damião Paridzané e Rufino R. Xavante para o representante da Campanha Norte-Sul