Exmo. Sr. Ministro do Interior
MARIO DAVID ANDREAZZA
Nós, CACIQUES e representantes da TRIBO XAVANTE, queremos apresentar ao senhor o seguinte:
– No dia 05 de maio de 1980, chegou em Brasília, 31 índios XAVANTES. a fim de falar com o Presidente da FUNAI, Coronel Nobre da Veiga, a respeito de que não queremos que os Estados tomem conta dos índios de maneira alguma, porque isso vai prejjudicar a gente e até mesmo acabar com todos os índios do Brasil, principalmente se cair nas mãos de pessoas como o Governador do mato Grosso e do Secretário Domingos. também viemos pedir que ele mandasse demarcar nossas terras. que é só promessa e estamos cansados de promessas e palavras.
– Quando estava falando no Gabinete do Presidente da Funai, ficamos sabendo que havia POLICIA embaixo do prédio, esperando a gente.
– O Coronel Veiga disse que eles estavam lá para manter ordem.
– O Coronel Veiga é autoridade aqui em Brasília. Nós também somos autoridade lá na nossa aldeia, somos CACIQUES.
– Ficamos muito tristes e revoltados porque não viemos aqui para brigar e sim para buscar nossos direitos e fomos recebidos pelo Presidente da FUNAI como BANDIDOS.
– Nunca recebemos em nossas aldeias nenhum Presidente da FUNAI nem o Coronel Veiga, com nossos guerreiros armados.
– Desse modo ele quebrou os nossos direitos. não respeitou nossa condição de Chefe da Aldeia, nem nossos costumes, conforme está escrito no Estatuto.
– Queremos falar ao senhor, que não queremos mais que esse homem que não gosta de índio e luta contra o índio continue como Presidente da FUNAI. Não queremos mais o Coronel Nobre da Veiga como Presidente da FUNAI. Queremos que ele saia logo porque ele não vai mais pisar em terra indígena.
– Queremos também pedir ao Senhor, que não deixe o índio cair nas mãos dos governos estaduais, porque vamos sofrer. Se vamos sofrer, vamos morrer. Então o índio vai acabar.
– Queremos dizer que esperamos que o senhor atenda nosso pedido porque a nossa luta é de paz e tranquilidade. Não queremos brigar com armas mas queremos que o nosso direito seja com justiça.
Assinam abaixo
Original: 1980.05.06 Dos Caciques Xavante para o Ministro do Interior