16 de fevereiro de 1996.

Das lideranças Xavante ao Ministro da Justiça

Encaminha carta de lideranças Xavante ao Ministro da Justiça, Nelson Jobim

 

Ao Excelentíssimo Senhor

DR. Nelson Jobim

Ministro da Justiça

 

Senhor Ministro, 

Nós lideranças Xavante viemos a Brasília para dizer a vossa excelência que nossas vidas estão em perigo. O presidente da FUNAI, não se interessa em resolver os problemas indígenas. Nossas reservas (terra) estão sendo invadidas por fazendeiros posseiros mineradores e não tem que defenda nossas terras.

Os funcionários da Fundação Nacional do Índio, bem como sua administração de Brasília tem alto privilégio com salários altos, diárias de hotel de luxo e outra mordomias, enquanto nossos inimigos avançam a passos largos espreita as nossas vidas.

O SR. Márcio Santilli suga os índios desviando para o bolso os recursos do projeto destinado a atender as comunidades indígenas, e lançando sobre nós responsabilidade criminosa pela sua omissão.

Então somos todos vítimas de um homem mau tirano enganador, e sanguinário, nossos irmãos tem pago com suas vidas, na defesa de suas terras contra invasores mandados pelo senhor presidente da FUNAI.

Além disso, Márcio Santilli é acostumado subornar índio, quando vem reclamar sempre aproveitar para desmoralizar as lideranças no jornal.

Além de não conhecer estatuto do índio, ele não entende nada de índio, mas só serve para ameaçar e perseguir índio, sendo sendo transgressor das leis, ferindo gravemente o decreto do Presidente da República do nosso país, o que configura um crime grave contra a lei que foi criada para proteger o índio, e não para perseguir.

Mas a crise não para aí 

A Funai tem um administração imoral, incompetente, corrupta, não tem capaz de ser reformado, existindo entre seus mais de 4.500 funcionários muitos fantasmas que recebem diárias de até 36 dias num só mês, mas se executar a missão e indo, que paga é o índio e por isso não temos projeto de saúde, educação, e nem segurança de nossas terras. Nossos filhos estão morrendo de fome, doenças, inseguranças e falta de assistência enquanto Márcio Santilli arranja verba para o seu escritório para fazer escondido os contratos com as mineradoras, madeireiras e fazendeiros.

Diante desses quadros pedimos a vossa excelência, urgente a moralização da FUNAI. Márcio Santilli não merece a nossa confiança e, por isso queremos ele fora da FUNAI com todos os seus assessores, a caráter de emergência, porque vive fazendo com o jornal pago pela Funai, com imagem agindo como covarde, por trás e índio, não gosta de traidor.

Essa demissão tem que ser irrevogável para nunca mais, caso contrário seremos obrigados agir de uma maneira conforme as nossas leis.

Pedimos a vossa excelência que seja indicado o futuro presidente da FUNAI, o Dr. Francisco Cruz que sempre vai apresentar projeto em benefício do índio, e por ser homem honesto, trabalhador, sendo exemplo na sua conduta moral, sendo bem visto junto ao povo civilizado, autoridades militares, civis e eclesiásticas e muito mais por nós lideranças indígenas sendo ele da linhagem do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. O Dr. Francisco Cruz é o único homem, que pode ajudar a nós, e também moralizar a Funai e salvar a nossa situação.

Queremos também pedir a vossa excelência a nomeação do Coronel José Silvério da Silva para ocupar o cargo de Diretoria Geral de Assistência, ele já exerceu as mais variadas funções de confiança dentre as quais podemos destacar administrador Regional na MT (Funai) e superintendente executivo regional em Cuiabá (Funai).

Nós lideranças Xavantes, estamos certos de contar com a compreensão e o patriotismo de vossa excelência.

 

Assinaturas presentes no documento original.

 

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-ao-ministro-nelson-jobim-pedem-o-afastamento-do-presidente-da-funai-marcio

Original: Carta ao Ministro Nelson Jobim [pedem o afastamento do presidente da Funai, Marcio Santilli]

CARTAS RELACIONADAS