De Ajuru Pataxó para os Professores e as Professoras Indígenas

Minha experiência em sala de aula

 

Eu sou Clarivaldo Braz Ferreira, conhecido como Ajurú Pataxó, minha experiência iniciou-se em 2001, quando fui convidado para participar de um curso da Alfabetização Solidaria de Jovens e Adultos em São Paulo. 

Trabalhei por 1 ano e 6 meses em cada em cada ano de 2001e2002 na Escola Indígena de Coroa Vermelha com pessoas da própria comunidade.

Em 2003, iniciei meus trabalhos mai aprofundados com a temática lingüística na escola, fazendo análise, revisão e coletas de materiais para a equipe de pesquisa Pataxó da língua, cultua e História do nosso povo. No mesmo ano, pensando nessa perspectiva firmei-me na equipe de pesquisa para ir além do que estávamos pensando, pesquisar diretamente  nas aldeias, foi quando em 2003 fizemos uma viagem até Minas Gerais na aldeia fazenda Guarani, ambos Pataxó.

No ano seguinte, deixei a escola sede e fui designado para trabalhar na Escola Municipal Velho Lúcio extensão da Escola Indígena na zona rural de Porto Seguro, hoje atual aldeia Juerana.

Em 2005, retornei para a escola sede trabalhando com turmas de 4 ano, como professor regente com todas as disciplinas e de 6 ao 9 com a disciplina de Patxohã como primeira experiência em trabalhar com turmas do Ensino Fundamental II. Daí em diante, trabalhei ministrando aulas de História por três anos consecutivos, mas lecionando Língua Pataxó, quando em 2003 se tornara Patxôhã.

Pensando nessa idéia e visão positiva continuei sendo um membro ativo da equipe de pesquisa Pataxó, para juntamente com outras colegas desenvolvemos trabalhos ligados as questões culturais Pataxó.

A partir de 2003, a escola sempre nos apoiou e acreditou no projeto reservando-me 20 horas externamente fora de sala de aula para dá suporte e continuidade do projeto de pesquisa. No decorrer dessa trajetória fizemos palestras, viagens, oficinas e visitas nas escolas e aldeias Pataxó, como também em Faculdades e Universidades. Em 2008, criamos a coordenação de Pesquisa da cultura, História e Língua Pataxó denominado ATXOMÃ, com o objetivo de orientar, articular e dá  suporte aos professores de Patxôhã das aldeias Pataxó.

Recentemente fui escolhido pelo Atxôhã para acompanhar o Projeto: Promoção da cultura Pataxó para o Etnodesenvolvimento, o qual será lançado e publicado ainda este ano de 2010, cuja temática é Inventário dos Saberes e Fazeres da cultura Pataxó.

 

Email: ajurupataxo hotmail.com

CARTAS RELACIONADAS