Ilha de São Pedro, 20 de Outubro de 1995.

Do Cacique Apolonio Xokó para amigos Beto e Fany

meus caros amigos e irmão, Beto e Fany, 

é com prazer imenso que neste momento de muita alegria que vivem os xokó recebo carta de voçes, fico feliz em saber que reato este contato com esses amigo após muito anos de silêncios, lamento que nossa carta-convite chegou atrasado em suas mãos, que pena acho que voçes perderam uma das melhores festa realisadas em uma aldeia indígena quem sabe se em outra oportunidade vocês nos darão este prazer e alegria de nos visitar aqui em sergipe. 

confesso a voçes que este cacique estar vivendo um dos momentos mais feliz em toda minha vida, pois todos os nossos esforços estão sendo coroado de êxito são os projeto que estamos discutindo e na medida do possível estão sendo aprovados, pelo menos apoucos dias fomos contemplados com um projeto no valor de (R$297.196,00) Duzentos Noventa e Sete mil Reais, Cento Noventa e Seis Centavos). onde vamos investir duramente na pecuária com aquisição de 138 matriz mestiça holandes, 16 bois de serviços, 06 reprodutores, 08 carros de bois, 182 he. de capim, 46 he. de palmã, reforma de 35 casas, aquisição de equipamentos para irrigação, construção e recuperação de 22 KM. de cercas, construção de 01 curral, etc.

com este projeto o povo xokó vai poder trabalhar melhor sua terra, pois nesse projeto temos garantido pouco mais de 1000 dias de serviços, com uma diária que vai nos garantir por um bom período de tempo um salário mínimo a todos os membros de nossa comunidade, somos a primeira comunidade indigena no Brasil a ser contemplada com um projeto com recursos do Banco do Nordeste do Brasil, recursos esses que foram aprovados pela comissão do programa especial de crédito para a reforma agrária, (PROCERA) a produção de leite que vamos ter segundo os técnicos é de aproximadamente 1.500 litros por dia. O que vai nos garantir quase um salário para os xokó, então entre a produção do leite e os dias de trabalho que vamos realisar estar definido que no minimo vamos ter um salario e meio, outros projetos já estão garantidos ao nosso povo como por exemplo: atendimento médico e odontológico na aldeia, pela universidade federal de sergipe, projeto de eletrificação e urbanização, bem como vamos ter a nossa disposição o hospital universitário, após uma reunião nossa  com o reitor e o vice na grande aracajú, outros projetos estão sendo discutido como reflorestamento, repovoamento de animais, zoológico e outros como piscicultura etc.  

as ideias são muitas e aos poucos vamos juntando todas elas com isso vamos superando aos pouco essas etapas que a vida sempre nos oferece, futuramente o povo indigena xokó será conhecido como um povo altamente produtor, pelo menos essa é nossa ideia, se não conseguir é por falta de apoio das autoridades constituída desse Brasil Gigante. 

a convite do deputado estadual pelo PT-SE, o senhor Renato Brandão, agora em Novembro vou fazer um pronunciamento na tribuna da assembleia legislativa de sergipe, onde vou falar dos projetos e dessa nova fase de luta do povo indigena xokó de uma coisa voçês possa ter certesa este amigo vai revolucionar este Nordeste brasileiro, apesar desse momento de dificuldade por que passa o país, falando de crise gostaria que voçês me escrevesse falando do novo presidente da FUNAI, tendo em vista voçes terem trabalhado juntos até alguns dias, lamento que a FUNAI nada tem para nos oferecer a não ser nos acompanhar quando estamos discutindo com as autoridades de sergipe apoio para O nosso povo, fiquei triste por que quando o Santille assumio a presidencia da FUNAI, passei um telex felicitando o mesmo pela coragem de conduzir a FUNAI num momento como esse, também mandei um fax, informando ao mesmo desses projeto do povo indigena xokó o que é pior ele até hoje não nos deu a atenção pelo nosso trabalho.

bom meu Irmãos vou ficando por aqui dizendo dessa minha alegria de escrever esta carta apesar de ser nos primeiro minutos desse dia 21 é tarde vou dormir, um abraço e muito sucesso nessa nova fase de trabalho frente ao instituto socioambiental.

Saudações indígenas,

Cacique Apolonio Xokó 

Presidente da Associação Indígena do Povo Xokó 

 

Fonte: 

Original: Carta ao ISA relatando os projetos que estao sendo aprovados para a comunidade Xoko

CARTAS RELACIONADAS