Pari-Cachoeira - Amazonas, 11 de Abril de 1985

De Gabriel Gentil para Álvaro Tukano

Ao Senhor Alvaro Fernandes Sampaio
                  São Paulo S.P
                  Saudações a todos

         Estou te escrevendo esta carta e memorando assunto que já foi tratado quando eu Gabriel Gentil, esteve em São Paulo, pessoalmente com vocês, bom quanto as novidades existem bastantes mas por aqui eu vou reduzir os fatos importantes:

         No dia 16 de abril de 1985, em Pari-Cachoeira, haverá um encontro para tratar assunto que eu falei, que êsse encontro ia ocorrer em Taracuá, mas por Fôrça das ideias do pôvo foi transferido, em Pari-Cachoeira, devido todas as áreas mais lugares existentes de minérios fica na área regional de PARI-CACHOEIRA, no municipio de São Gabriel da Cachoeira, e Japurá, Estado do Amazonas.

         Perceberam que os encontros deve existir variações de lugars para que também os pôvos de outras áreas possam comparar as ideias e troca de informações. Nesse caso sôbre criações de Território Federal Indígena, será debatido em Pari-Cachoeira, devido que êsse lugar [inelegível] mais gente envolvidos para lutas indígenas, cerca de mais de 13 pessoas que não tem acanhamento nenhum, portanto para disputar área de minérios aqui é muito grande, até os padres, e militares, da Fab, estão envolvidos que estão comprando ouro.

         Isso é muito bom, estamos tendo apoio de militares e padres. isso é devido do ouro, mas para lutar sôbre a demarcação de terra somente nós indígenas, nesse sentido a FAB, que transportada de graça para as Missões do alto Rio Negro, pela informações dos padres quem vai viajar e deslocar para qualquer parte tem que pagar, ontem depois da festa da Páscoa, serviram para o garimp mais de 300 pessoa na Serra do Traíra, estão por dentro as quem nem vieram durante mais de 4 mêses dentro estão calculadamente uns 5.000 pessoas. Total é calculadas são mais de 8.000 aproximadamente, até os militares do Exército estão garimpando sã de Villa de Bitencourt. os indígenas Colombianas e Venezuela nos são cerca de 2.164 pessoas para controlar isso durante as festas da Páscoa, fizemos grande reunião onde nós fizemos uma eleição direta para escolher Chefe do Garimpo, os vitoriosos foram Lúcio Fontes, e Raimundo Gentil. até no presente momento já registramos nosso arquivo os que vão trabalhar no garimpo, dentro de três dia (3) já registraram, mais de 2.975 pessoas momento que escolheram o Chefe do Garimpo, tudo isso significa os nomes serão conhecidos por quem estão mexendo com outro, estou viajando para Manaus, pedi também que anexar-se o documento do Afonso Machado sôbre respeito da viajem em Brasília

Atenciosamente.

Obs: Avise ao Marcelino, ligando pelo telefone que o pai dele
       Senhor Ponciano Barreto morreu dia 5 de Abril ultimo pajé que faleceu, no rio Tiquié não
      existem maism quem é culpado?

Gabriel dos Santos Gentil
ASSOCIAÇÃO DA UNIÃO DA COMUNIDADE INDÍGENA DO
RIO TIQUIÉ – AUCIRT
VICE-PRESIDENTE

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-alvaro-fernandes-sampaio-informando-sobre-situacao-em-pari-cachoeira

Original: 1985.04.11 De Gabriel Gentil para Álvaro Tukano

CARTAS RELACIONADAS