MENSAGEM AOS ÍNDIOS PARTICIPANTES EM PUEBLA
Quero comunicar a vocês, índios participantes em Puebla, através desta declaração, que fui eu o único índio brasileiro convidado para este encontro e que infelizmente não vou poder participar. Isto porque a Funai (Fundação Nacional do Índio) não permitiu. Por isso quero que vocês ao retornarem a seus países denunciem em suas comunidades que os direitos humanos dos índios brasileiros estão sendo violados.
Atualmente estamos tomando consciência de nossos direitos. O regime de tutela a que estamos submetidos visa a nos oprimir. Para isto basta lembrar um fato bem recente, quanto os índios Kaingang foram ameaçados de punição pela Funai, por motivo que estes índios tiveram a iniciativa de embargar a espoliação de madeira pretendida pela Funai. A atitude destes índios, segundo a imprensa, levou ao deslocamento de contingentes da Polícia Federal. O chefe do posto usando sua autoridade proibiu onze líderes de retornarem a sua área e os demais ficaram sem permissão de sair de suas terras.
Isto não é um fato isolado, mas faz parte de uma política anti-indígena, quando o órgão oficial prega uma integração lenta e harmoniosa à comunidade nacional dos povos indígenas.
A Funai sendo nosso tutor é que devia ser a patrocinadora de trabalhos e programas que fizessem valer nossa capacidade de iniciativa, quando a realidade dos fatos mostra que este órgão tem tomado atitudes contrárias as aspirações indígenas.
Quero aproveitar a ocasião para comungar com vocês vossas lutas e fracassos. Pois a autodeterminação dos povos indígenas da América Latina depende em grande parte de nossos esforços.
Daniel M. Cabixi
Original: 1979.01.24 De Daniel Matenho Cabixi para Indígenas em Puebla