Companheiros e companheiras indígenas!
Sou a pretinha Truká e estou no Fórum Nacional de Educação – FNE ocupando o acento da representação dos indígenas do Brasil. E junto a Coordenação de Educação Escolar Indígena – CGEEI, estamos tentando articular e mobilizar os indígenas a se fazerem presente de forma legítima nas conferências Municipais e Estaduais. Confessamos que não é fácil e por isso recorremos a todas as organizações indígenas dos Estados a nos ajudar. Informamos ainda que as Etapas Municipais já foram executadas e os índios que não conseguiram se fazer presente nessa etapa, briguem, lutem para garantir a presença de vocês nas etapas estaduais que irão acontecer agora neste 2º semestre, pois a orientação do Documento Base do FNE é que todas as conferências devem ter a participação do seguimento indígena.
Aos indígenas que já se fizeram presentes nas etapas municipais e saíram como Delegados para estaduais, devem enviar seus nomes aos endereços eletrônicos que postaremos no final da carta.
Informamos ainda que pelo seguimento indígena vamos ter 40 delegados e os critérios estabelecidos pela Comissão Nacional de Educação – CNEEI é que teremos um delegado por estado, somando um total de 25 e os 15 restantes serão preenchidos pela CNEEI.
Relembramos ainda que as organizações indígenas dos respectivos estados devem se articular para tirarem as seus representantes para a Conferencia Nacional que será em 2014 e após escolherem suas representações devem nos enviarem seus nomes e dados completos lembrando a todos que os delegados Nacionais são obrigados a participarem da duas etapas das Conferencias as Municipais e estaduais, este é um critério e perfil de todo e qualquer delegado nacional estabelecido pelo FNE os casos dos indígenas que não foram por algum motivo articulados por perseguições políticas serão discutidos no FNE pela aquela que representa o seguimento
No mais aguardamos retornos dos nossos parentes.
Pretinha Truká
Fonte: