Brasília, 25 de janeiro de 1983. 

Da União das Nações Indígenas no Brasil para lideranças indígenas

CARTA DE CONVITE DE ÍNDIO PARA ÍNDIO para o Primeiro Encontro Regional da União das Nações Indígenas – Região Norte, para 15 a 18 dias do mês de março de 1983.

Prezado Cacique e líder da tribo

Estamos precisando de muita força para conseguir o nosso direito pela terra, à educação, ao trabalho para o crescimento da União das Nações Indígenas no Brasil – UNI. Portanto, e por outros motivos pendentes e imediatos para nossa organização na UNI, vamos fazer então o nosso Primeiro Encontro Regional Norte da Bacia Amazônica – Brasil. Esse encontro será celebrado em Manaus, porque aí estão muitos de nossos parentes, os destribalizados, os visitantes, muitos são empregados nas fábricas das Multinacionais, ou então, outros tantos perdidos em meio à civilização que veio de outras terras.

Estarão também alguns companheiros indígenas de outros países, e vamos ver se dá para termos mais cuidados pela defesa de nossa terra, porque ela é a mais importante para quem tem um povo ou tribo para governar. Nós não podemos governar como fazem alguns brancos nesse país, porque esse costume não é nosso. É claro que somos indígenas; a maneira de sermos indígenas não quer dizer que somos diferentes de tantos brasileiros brancos, porque, nós é que somos puríssimos filhos dessa terra. Também, antigamente, alguns ainda nos dias de hoje, os brancos dividiram as nossas terras, mataram muitas línguas, tiraram a nossa educação através de tantos ensinos, e tudo mais que você deve saber mais coisas. Todas essas coisas que aconteceram foi porque os nossos antepassados não souberam organizar-se; agora, mudou o tempo e somos os filhos indígenas conscientes e precisamos nos unir novamente. O que você acha? Será que vamos continuar debaixo da sola de sapato e dos chefes brancos que estão por aí? Pois bem, meu irmão, vamos deixar a conversa “bonita” de alguns brancos soltos por ai, porque já sabemos como é essa estória. A exemplo disso, temos visto as eleições passadas o que para nossa causa teve pouca preocupação.

Outra coisa, é claro que todo mundo gostaria de participar para esse encontro, mas como vamos fazer o encontro em Manaus, fora de nossas casas, não dá para acolher todos. Vamos mandar aqueles que têm uma verdadeira representação de nossa tribo ou comunidade, os verdadeiros líderes, porque a conversa será difícil para quem não souber se posicionar como chefe ou líder. 

Estamos preocupados com tantos problemas, mas vamos esperar, porque quando se é unido tudo se vence, não acha? Quem vai participar (o membro escolhido ou eleito pela comunidade) deve mandar logo seu nome na relação para o seguinte endereço: 

AO CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO – CIMI NORTE 1 

Avenida Joaquim Nambuco – 1023

69.000 – Manaus – Am. Centro.

Alô, atenção! Tem mais uma coisinha, principalmente aos líderes escolhidos durante o Primeiro Encontro Nacional dos Povos Indígenas no Brasil (CONTAG – 06, 07, 08 a 09/06/1982), porque estão vindo os caciques e líderes para um grande encontros. 

Coordenador: Lino Pereira Cordeiro – Miranha

Auxiliares: Verediano pereira Cordeiro – Miranha 

Raimundo Pereira (o Dico) – Sateré-Mawé 

Carlos Antônio Fernandes Machado – Tukano

 

ÁLVARO FERNANDES SAMPAIO – Tukano. 

 

 

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/cartas-enderecadas-varias-entidades-internacionais-e-nacionais-convidando-e

Original: 1983.01.24 Da UNI para o Brasil

CARTAS RELACIONADAS