Para o Amigo
Ailton Krenak
UNI, São Paulo
Nós Îndios Davi Yanomami, Gilberto Macuxi e Andrade Macuxi, nós lhe escrevemos esta carta para relatar nossa primeira viagem na campanha eleitoral para as aldeias da região do Taiano.
Andamos em 5 malocas Macuxi/wapixana chamados Mangueira,Boqueirão, Anta, Pium e Livramento.
O trabalho nos levou para as aldeias que serviu nossas candidaturas. Nossos parentes ÍNDIOS achavam nossas colocações muito importantes e disseram para nos que há muito tempo os ÍNDIOS de Roraima estão votando para os Brancos.
Se tiver um ÍNDIO candidato eles votarão para o ÍNDIO que é o parente.
Os tuxauas visitados estão prontos para chamar suas comunidades e dizer que estavam com a porta aberta para fazer reuniões com nós nas suas comunidades. Já temos muitos convites como nas regiões de Serra da Lua, Amajari e região de São Marcos.
Achamos muito difícil atravessar Roraima de bicicleta. As regiões são distantes uma da outra. Precisamos urgentemente uma condução (carro para enfrentar as estradas do lavrado e das serras) à nossa disposição para facilitar esse trabalho.
Nosso sofrimento será grande de mais se este trabalho terá que ser feito andando com bicicleta.
Solicitamos a colaboração das entidades de apoio aos índios e ao próprio PT Nacional.
Nossa campanha engloba 3 povos unidos, os Macuxi, os Wapixana e os Yanomami, para começar queremos.trabalhar juntos,e esclarecer que unidos através da UNIÃO DAS NACÕES INDĪGENAS (UNI) no Brasil. Andamos de mão dada para enfrentar as dificuldades. Nós três povos indígenas unidos no trabalho significa que Macuxi e Wapixana tomará conhecimento dos problemas dos Yanomami e que os Yanomami tomarão conhecimento da realidade dos Macuxi e Wapixana.
Com essa união enfrentamos um trabalho para nunca desunirmos para dar apoio um ao outro.
O que nós três representantes da UNI assinamos juntos.
Davi Yanomami
Candidato a Deputado Federal do PT de Roraima
Gilberto Pedroso Lima Macuxi
Candidato a Deputado Federal pelo PT de Roraima
Andrade da Silva Neto Macuxi
Tuxaua da maloca do Boqueirão e parte do Comitê dos
Candidatos Indígenas de Roraima