Carta Aberta de Sônia Guajajara à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
São Paulo, 23 de agosto de 2022.
Minhas irmãs e meus irmãos da Coordenação Executiva,
É com uma mistura de alegria e precoce saudosismo, que escrevo para lhes contar oficialmente sobre meu afastamento da nossa Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Nós temos dito há algum tempo que a APIB somos nós! E é essa certeza que me nutre: saber que, mesmo me distanciando, permanecerei ao lado de nossos parentes na luta por direitos e territórios.
Não é novidade para vocês que em 2022, a partir de uma iniciativa construída pela nossa APIB, eu me coloquei à disposição para disputar uma cadeira no Congresso, como deputada federal pelo PSOL de São Paulo. Esta missão, que aceitei como parte do caminho que venho a décadas construindo de maneira coletiva, impõe-me agora a necessidade de me dedicar exclusivamente à campanha eleitoral.
Minhas parentes e meus parentes, eu tenho me alegrado muito de perceber, nas minhas andanças pelos interiores de São Paulo, pisando em territórios de nossos irmãos quilombolas e caiçaras, visitando assentamentos e agricultores familiares e em tantos outros lugares, o quanto nossa mensagem se enraizou nas mentes e corações de muitas pessoas. Tenho aproveitado esses encontros para continuar tecendo uma potente rede em defesa da Mãe Terra, que certamente se dissipará após as eleições de 02 de outubro.
Tenho dito que construímos uma campanha-movimento, que tem engajado cada vez mais gente, reflorestando mentes São Paulo adentro – São Paulo, esse estado que tem se lembrado que também é terra indígena!
Quero dizer, meus irmãos e minhas irmãs, que estamos no melhor caminho que poderíamos estar, no momento exato para pegar nossa história pelas mãos e retomar o Brasil, finalmente ocupando um espaço de poder e decisão que nos foi retirado. Não há motivo para temer esse processo: estamos prontas. Sabemos o que fazer para transformar esse país em uma terra de bem viver, de paz, de garantia de direitos. Vamos nos esforçar profundamente, já na Câmara Federal, para defender todos os nossos direitos já conquistados e conquistar mais! Vamos trabalhar para alterar a forma como o Estado se relaciona com nossos Povos, com os territórios e com as culturas desse imenso país.
E esse processo já começou! Percebo agora a profundidade do mote que escolhemos para o ATL desse ano: Aldear a Política. Nós aldeamos a política diariamente quando nos sentamos em roda, quando produzimos uma política horizontal, de escuta e diálogo, não de imposição. Quando olhando no olho de uma senhora caiçara, sinto bater em nós duas o senso de parentesco ancestral, sei que estamos aldeando a política e vamos levar essa proposta ainda mais longe: para Brasília, para o Congresso Nacional!
Agradeço profundamente a parceria e o companheirismo que encontrei em cada um e em cada uma de vocês, em cada organização regional da nossa APIB, em cada organização de base. Agradeço especialmente a COIAB, e a COAPMA, as organizações que me projetaram até a APIB e lá me sustentaram com confiança e respaldo plenos. Nós sabemos o quanto é complexo estruturar uma articulação que dê conta de representar a diversidade de nossos Povos. E podemos nos orgulhar de fazer isso com primazia. Essas tecnologias também me servem muito nessa trajetória como candidata. Tenham certeza de que lembro todos os dias de cada um de vocês e de todas as lutas, mobilizações e perrengues que passamos juntas nos últimos 9 anos.
Contem sempre comigo! Espero ver todas e todos de sorriso no rosto comemorando a posse da nossa bancada do cocar, da nossa bancada da terra! Sigam firmes e vamos em frente, que essa luta é nossa!
Um abraço fraternal,
Sônia Guajajara.
Fonte: https://soniaguajajara.com.br/
Original: 2022_08_22_sonia_guajajara_para_apib