Aldeia São Francisco, 05 de agosto de 1987.

Do Cacique João Batista Faustino para Eliane Potiguara

Querida Eliane;

Bom dia!

Aqui no Potiguara está um caso sério. É por isso, Eliane, não sei até onde vou chegar a resolver os problemas que aqui se instalam. O problema é tão grave que agora o mesmo indío está convidando o branco pra dentro da sua própria terra, arrendando toda a terra pra cana de açucar. Prejuíso de aproximadamente 14.000 hectares de terra que ficou fora da nossa aréa através da demarcação feita pelo exército apartir de 83 a 84 pelo decreto que foi baixado pelo ex presidente da República. O decreto é este: 89.256, no dia 12/12/83. São esses todos os problemas que existem aqui na Reserva Potiguara. Quero que você coloque essas notas no mensageiro “Porantín” e converse com os dirigentes da comissão Pro-Índio, citando o tipo do problema, que eu tenho muita vontade de ir aí, mas até aqui não consegui condições por falta de recursos financeiros.

Olha, Eliane, será que dar pra voces me ajudarem? Converse com Álvaro Tucano, com Ailton Crenaque e Domingos Veríssimo (Terena) e depois voce mande-me uma resposta.

Aqui vou terminar com cordial abraço e ao mesmo tempo lhe esperando aqui pra conversarmos melhor.

Atenciosamente:

João Batista Faustino

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-relatando-situacao-dos-potiguara-segundo-informacoes-do-caciquejoao-batista

Original: 1987.08.05 Do Cacique João Batista Faustino para Eliane Potiguara

CARTAS RELACIONADAS