Carolina, 27 de março de 1994

Dos povos Timbira para o presidente Itamar Franco

            Senhor Presidente:


            Nós, representantes dos povos indígenas Timbira do Maranhão e Tocantins, aqui reunidos em Carolina no Maranhão durante os dias 24, 25 e 26 de março p. p., constituímos uma Associação denominada VY’TY CATI – Associação dos Povos Timbira do Maranhão e Tocantins – visando defender os nossos direitos e interesses comuns. A associação está constituída hoje pelas seguintes aldeias:


            – São José, Cocalinho e Patizal, do povo Apinajé (TO)
            – Rio Vermelho, Aldeia Nova do Galheiro, Cachoeira e Pedra Branca, do povo Krahô (TO)
            –  Porquinhos, do povo Canela-Apãnjekra (MA)
            – São José, do povo Krikati (MA)


            Através desta Associação, exigimos dos órgãos do Governo Feral com interesse em nossas áreas, que são a FUNAI, a Eletronorte e a CVRD, um tratamento especial, com uma administração própria e exclusiva. Decidimos que o melhor lugar para a sede desta administração é a cidade de Carolina, no Maranhão, porque se situa a meio caminho de nossas aldeias.

            Também queremos deixar claro que esta nova administração deverá trabalhar de um outro jeito, de acordo com a Associação Vy’ty Cati. Esperamos que deste acordo entre a nossa Associação e esta nova Administração da FUNAI, surja um trabalho sério que ajude a resolver nossos  problemas de assistência (nas áreas de saúde, educação, apoio às roças), de uma melhor comunicação entre nossas aldeias e sobretudo dos problemas de terra que muitos de nós ainda enfrentamos. Nesta reunião, decidimos ainda nos juntar para dar mais força aos nossos parentes Krikati, que há quase 20 anos esperam do Governo a demarcação de suas terras.

            Quem conhece nosso povo e nossas aldeias, sabe que nós conservamos nossa tradição e nossas matas e que procuramos viver em paz com nossos vizinhos. Nossos problemas surgiram e continuam aparecendo por conta da omissão do Governo Federal. Nós esperamos que por meio deste acordo entre a Associação Vy’ty Cati e os órgãos do Governo se abra um novo caminho que leve a um relacionamento mais respeitoso e digno entre nós.

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-comunicando-fundacao-da-associacao-vyty-cati

Original: 1994.03.27 Dos povos Timbira ao presidente Itamar Franco

CARTAS RELACIONADAS