Brasília, Distrito Federal, 1992

Dos Yanomami para o Presidente Fernando Collor

Senhor presidente, esta carta é para lhe dizer que nós, os Yanomami, estamos muito alegres porque V. Excia. demarcou e homologou nossa terra. V. Excia. não nos enganou com sua decisiva coragem, cumprindo sua promessa. Agora estamos tranquilos, nós queremos viver só os Yanomami (sem invasores).

Aproveitamos a oportunidade para pedir apoio de saúde para o nosso povo porque as doenças, especialmente a malária deixada pelos garimpeiros, continuam matando nossa gente. Por isso necessitamos muito de médicos e medicamentos.

V. Excia. é a maior autoridade e eu quero lhe pedir para não permitir que os garimpeiros invadam nossa terra novamente, colocando posto de vigilância permanente, porque só podemos viver tendo caça e pesca. As queixadas desapareceram e as outras caças diminuíram muito.

Queremos também todo apoio para a Funai, porque sem o apoio de V. Excia. a Funai não pode nos ajudar e sem a Funai não temos segurança das nossas terras e de nossa cultura.

Com a nossa gratidão, lembramos que ainda existem muitos de nossos irmãos índios que não tem suas terras demarcadas. V. Excia é a nossa maior autoridade e pode ajudá-los, assim, como ajudou os Yanomami: demarque as terras deles também! Como, por exemplo, as terras Macuxi, nossos vizinhos.

V. Excia. vai ficar sempre no nosso coração. Nas nossas festas, sempre V. Excia. será lembrado como o homem corajoso e generoso.

Davi Kopenawa Yanomami
Levi Hewakalaxima Yanomami
Geraldo Kuesithere Yanomami

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/davi-entrega-carta-ao-presidente

Original: 1992. Dos Yanomami para o Presidente Fernando Collor

CARTAS RELACIONADAS