Maceio, 22 de setembro de 1985

Do povo Kaingang para o Presidente da República

Continuando a nossa mensagem de reinvindicação Possamos ressaltar, a investidura de um governo humano é a emancipação dos brasileiros que não tens amparo!………………………….

hoje estamos com o nordeste estagnado!: as nossas matas eram matérias primas, e ainda mais sendo um futuro internacional, os homens que cultivam as canas de açúcar, devoraram as-Batas e acabaram com a nossa caça, e por ultimo as Uzinas Açucareiras, sem nem uma providencias de parte das cabíveis autoridades do nosso País, já estão acabando com os nossos peice: Podem enricarem, mas não temos dinheiro para fazerem uma barragem ( afastaram as tibornas da sua Uzina, abém da conserva dos nossos inocentes peixes!………………………………….

Devoraram as Matas, os Peixes: e a nossa Agricultura, que na verdade o nordeste, vem coberto com canas de açúcar e a noss prioritária agricultura, se apagou! ……. ainda rem elementos antisectários a nossa grandesa, em termo da nossa Alimentação// que não querem acatarem a méta agrári’………

Os braseiros em geral, precizam de se alimentarem com farinha de Mandioca: Milho Feijão: Macacheira: Inhame: Arros- amendoim, Ararutas: e verduras em geral. Isto nós estamos Aguardando o brado Patri[ótico do nosso Presidente José Sarney) para cultivarmos todas estas plantas citadas acima, em termo de ajudarmos a nossa coletividade, com um preço Módico:

A cana de açúcar, é o arrimo econômico dos grupos poderosos, mas este País já está prejudicado, nos falta a nossa Caça, As nossas Natas: e a nossa Lavoura de mais utilidade) Que é a verdura e estas plantas citadas acima.

Estamos com a viva fé de que o dr. José Sarney, nosso P. da Republica nos faça!……………………………………………………………….

José Otavio de Lima

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/diversas-cartas-e-oficios-encaminhados-ao-pres-da-republica-e-ministros-contendo

Original:  1985.09.22 – Do povo Kaingang para o Presidente da República

CARTAS RELACIONADAS