Aldeia Água Branca, 02 de Dezembro de 1.990

De Damiao Paridzane para o diretor da Suia-Missu

                                                                Aldeia Água Branca, 02 de Dezembro de 1.990.

                                                               Rever Suiá- Missu
                                                               Renovação a terra indígena Suiá-Missu, São Félix do Araguaia M.T.
                                                               Estamos revivendo os tempos passados para retornar e adiquirir de volta nossas                                                                         terras que jamais esqueceremos. (TERRAS PRODUTIVAS E FARTURENTA’’)

Naquele tempo isto é desde o século passado, essas terras tinha como lideres dois fortes indios que se chamavam BUTSÉWAR,I e PARI – UPTSÉ, esses dois foram os primeiros fundador desta área indígena, com seus familiares fundaram e construiram suas ócas para se esconder do forte sol e das frequentes chuvas.

                           Esta aldeia se chamava BO’U e esta comunidade já era bastante numerosa, e após anos veio a aproximalos as pessoas civilizados (BRANCOS) invasores para se apropria desta área, que na época já eram hibitadas por índios XAVANTES, e segundo os mais antigos e muitos deles que se encontram com nôsco diz a verdade que os civilizados chegaram para desapropria das terras ocupadas pelos os indios xavantes, mais os xavantes da época resistiram a não sair das terras que os davam direitos, daí a vante os civilizados vendo que era praticamente impossivel o despropriamento por parte dos indios, invasores civilizados fizeram os primeiros ataques com armas de fogo desconhecidas pelos indios, que lutavam somente com arco flexa e burdunas, foi um choque piedoso porter morrido centenas de indios mesmo assim as duas resistencias pelas  terras continuou, embora tinham perdido os dois lideres citados acima.

                           E após esse massacre a comunidade restantante se reuniram ao tempo isto é suas casas  foram todas danificadas pelo fogo, e nomearam novas lideranças que os chamavam de: TSA’AMRI e PINI’AWẼ, e decidiram a construção de uma nova aldeia na mesma área bem distante dos civilizados mas mesmo assim pressionados por branco, novamente e tiveran que abandonar e esta aldeia que se chamava ‘RITU, após uma vivencia de aproximadamente 8 oito anos e tambem por falta de alimentação e outros problemas.

                             Ai partiram para construção de uma outra aldeia em melhor lugar de sobrevivência e fundaram a aldeia UDZ’RÃIWAWẼ, dai os dois lideres citados acima já muito cansado e com as idades bem avançadas resolveram passar seus tronos ou patentes que na época eram conhecidas como CAPITÃO E VICE CAPITÃO da tribo, a outros índios mais resistentes que eram êles: BUWAWẼ e UIRÉ índios de bons experiencias e de uma visão melhor para sentir a aproximação dos inimigos, viveram ali por vários anos e depois sentiram a aproximação de pessoas civilizadas e resolveram a mudar novamente.

                                   Mais anos se passaram e outra aldeia nova com o nome de INREPA, que já tinha outros lideres por nomes de: Ru’awẽ e Õmodzẽ e estes foram os dois primeiros a manter contatos com a civilização embora não acreditando muito em branco por estes eram bem jovem na época do massacre contra seus irmãos mais relenbrava tudo, mesmo assim o Cacique Ru’awẽ disse em língua xavante aos brancos que indios eram amigos.

Após essa aproximação de índios xavante e brancos ivilizado, Ru’awẽ passou seu posto aos índios tsi’rui’a eTsadzawẽ aldeia ẼTẼTSIMARÃ que os dominou por varios anos, e mais tarde começou a trabalhar mau e sem enterese com a comunidade e o velho guerreiro fastou-os e logo em seguida assumindo o cargo novamente e convivendo esta aldeia por alguns anos, mas sempre precionado pelos egoísmo da civilização resolveram se afastar novamente para bem distante em outra aldeia por nome WMRÉ’RURÉ, dai o velho caique Ru’awẽ já bem cansado e muito fraco resolveu passar seu posto a seu sobrinho Tibureio tsereni’ru que logo em seguida houve novo conflito entre índios e brancos com uma mortalidade encrivel o velho guerreiro Ru’waẽ.

          Ai o cacique da época resolveu tirar seus povos para missão Salesiana (São Marcos) varios anos, logo depois fomos procurar milhores vidas e fomos para reserva PIN-Xavantes, sem exitos resolvemos partir para outra fomos para reserva araões tambem não fomos muito felizes e com já estava sendo comandado pelo cacique Damião Paridzane filho de Caetano Ru’waẽ velho cacique do passado emmSuiá-Missu, e desde 1.984 estamos residindo em reserva emprestada pelo Pimentel Barbosa até a presente data.

 

                   Por isto pretendemos retornar as nossas antigas terras Queridas e deixadas por nos povos passados e alguns ainda presente com vida e saúde em nosso meios.

 

               Por ser verdade dato e assino o presente documento.

 

             Cacique: Damião Paridzane

FONTE:https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/proposta-da-campanha-norte-sul-para-reconversao-social-e-ecologica-da-liquifarm

ORIGINAL: 1990.12.02 Carta de Damiao Paridzane ao diretor da Suia-Missu

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