Sr. Presidente da Funai.
Bom dia. Já no começo do ano enviamo um documento avizando que a estrada Macapá-Oiapoque, iria cortar as cabeceira dos nossos rios: Uaçá, Urukaná e Kuripí e pedimo prá desviar ela prá fora da Reserva.
Não recebemo resposta. Agora a estrada já entrou e vai ser ainda mais para dentro da reserva.
Nós não fomo nem avizado e a Funai nem respondeu e num fez nada. Agora nós estamo apavorada e revoltado. Tememo pela nossa pesca, a nossa caça e a nossa mata. Futuramente pode aver invazão e briga. Nós tamo revoltado.
A estrada já está dentro da Área na altura do Curípi (Km 60) e dezena de homem estão abrindo a estrada rumo Urukauá e Kumarumam.
Pedimo que esta estrada seja desviada, não mais por dentro da reserva, como estão fazendo agora, mas para fora da reserva. Todos queremo fazer alguma coisa e parar os trabalho. E vamos fazer isso mesmo. Antes apelamo ao Senhor Presidente e pedimo que tome Providência.. Não queremo briga é por isso que apelamo ao Senhor mas também queremo defender a unicas parte da reserva que é terra firme. Ela é muito importante para o nosso povo. Por isso que vamo esperar mais um pouco e depois vamo parar o serviço da estrada. Nós não sabemo de nada e ninguém entrou em contato com nosso povo. Como pode?
Não está certo. Pedimo ao Senhor defender o nosso interesse, sem a gente precísar brigar com civilizado. Também a respeito da fazenda de búfalos dentro da área do Uaçá, já fizemo muito Pedido. Eu Tuchaua Marcial já fui até Brasilía e recebi promessa e disseram que tava tudo certo para fazenda sair. Foi o general Ismarth que sempre foi amigo nosso mas não foi feito nada. Agora vem a estrada e depois será nós? Agora queremos resposta carta. Não queremos mais promessa. Confiamo no Senhor e por isso pedimo agora Vamo esperar alguns dias a resposta do Senhor. Já enviamo radio para o Sr. Delegado de Belem, O Senhor já deve tá sabendo.
Saudação do nosso povo galibi do rio Uaçá.
Aldeia Kumarumam: 15/08/80
Manuel Floriano Marcial
Tuxaua dos galibi no rio Uaçá
Manuel Felizardo dos Santos
Tuxaua dos galibi do rio Uaçá
Membros do Conselho:
Fonte: Carta dos Tuxaua Galibi ao Presidente da Funai. | Acervo | ISA (socioambiental.org)