Surumu - Boa Vista, 15 de janeiro de 1973

Dos Tuxauas para o Presidente da FUNAI

Surumu – Boa Vista, 15 de janeiro de 1973

EXMO. Sr. PRESIDENTE DA FUNAI
NOSSOS RESPEITOS:

     No momento em que tomamos parte num Curso de liderança resolvemos, nós tuchauas das Malocas abaixo assinados, fosse redigido a Vossa excia. este Memorial no qual solicitamos a essa Presidência as proteções que nos são asseguradas pelas sábias leis da Proteção dos Índios.
     Sr. Presidente, os peticionários deste, todos índios semi-civilizados, pais de famílias, lutando com dificuldades para manter os que lhe são caros, com peso da responsabilidade de promover o bem estar dos membros da própria maloca, estão no momento lutando com uma das maiores barreiras levantadas contra seus direitos de sobrevivência, que é o direito das terras em que vivem.
     A maioria das nossas terras já foram tomadas por civilizados, criadores de gado, e o pouco que ainda ocupamos está sendo continuamente ameaçado de invasão e desapropriação.
     Muitos fazendeiros que nos cercam, não permitem que vivamos em terras que em outras épocas pertenceram a nossos antepassados e que nos foram legados por herança; não consentem que façamos roças nas ilhas de mata ou à beira dos igarapés; se opõem a que criamos porcos e muitas vezes cercam suas fazendas penetrando no meio de nossas Malocas. Em muitos casos o gado dos fazendeiros circula livremente nos nossos povoados, invadindo e estragando nossas roças, sem que nós tenhamos condições de protegê-las.
     Diante de tais injustiças é que solicitamos neste momento em que reunidos estudamos nossos problemas, ao Exmo. Sr. Bispo de Roraima, para que junto a V. Excia. seja o porta-voz dos nossos direitos, pedindo para que seja designado um Funcionário deste Departamento, para que “in loco”, ouvindo-nos, possa tomar as devidas providências que estão no momento a exigir. Nós, Índios brasileiros, semi-integrados, confiamos no espírito bom de V. Excia. de que nosso angustiante apelo será tomado em consideração, e possamos assim viver dignamente como cidadões e cristãos.
     Que Deus lhe dê em dobro tudo o que fizer em defesa de nossos índios de Roraima. Muito obrigado. E aqui vão nossas assinaturas:

  1. Lauro Melchior – Tuxaua de Maturuca
  2. Cirino Leandro Raposo – Napoleão 
  3. Alfoso José Ambrosio – De Maracanã – Morro
  4. Raimundo Alves Rosindo – de Barreirinha
  5. Damião Marques Lima – de Camararém
  6. Bento Pedrinha de Caraparu I
  7. José Francisco – de Caraparu II
  8. José Júlio – de Irmutã
  9. Filismino Raimundo – De Limão
  10. Paulino Terêncio – de Jacamin
  11. Eurico Atônio Tebir – de Maracanã
  12. Roberto de Souza – de Pedra Branca
  13. Ricardo de Nascimento – de Cantagalo
  14. Antônio Trajano – de Santa Maria
  15. José Antônio Dolares – Táboa Lasca da
  16. Joaquim Júlio da Silva – de Taxí
  17. Raimundo Segundo – de Gavião
  18. Vitoriano Pereira – de Caracaranã
  19. José Francisco Ney – de Santa Rosa

    Os seguintes abaixo não tem os problemas de invasão de terra, mas apoiam as reivindicações os Tuchauas assinados:

  1. Casimiro Cadete – Tuxaua de Canoaní
  2. Arlindo Venâncio Soares – de Perdiz
  3. Fernandes Augusto da Silva – de Darora
  4. Severino Barbosa – de São Jorge
  5. André Trajano – de Pacu

N.B.   Esta carta foi levada, em mãos, pelo bispo D. Servílio Conti paraa o presidente da FUNAI em Brasília e o mesmo bispo denunciou as invasões das terras indígenas, pedindo apoio dos órgãos do governo, Igreja e da imprensa.

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-dos-tuxauas-funai-em-1973

Original: 1973.01.15 Dos Tuxauas para o Presidente da FUNAI

CARTAS RELACIONADAS