Boa Vista, 15 de janeiro de 1987

Do povo Macuxi para o Presidente da FUNAI

Exmo. SR. Presidente da FUNAI

 

Cumprimentando-o viemos por meio deste, em nome dos interesses indígenas do norte de Roraima, prestar alguns esclarecimentos sobre as graves necessidades atravessadas por aquelas populações.  

Em primeiro lugar, é preciso dizer que na administração da FUNAI em Boa Vista está faltando tudo, desde remédios até viaturas para atendimento nas áreas. Com tanta falta de recursos, as comunidades indígenas sofrem grande penúria. Não há medicamentos, não há atendentes de enfermagem nem médicos em mínimo número suficiente. A quantidade de aparelhos de radiofonia e de viaturas também é muito escassa. Desse modo, podemos dizer que os serviços de assistência geral às comunidades são inoperantes. 

É na questão da terra, entretanto, que o problema piora. Em toda a região vivem cerca de quarenta mil Índios de vários grupos como Macuxi, Ingarikó, Taurepang, Wapixana e outros, que enfrentam os mesmos problemas comuns de verem seu território invadido, e por todo tipo de pessoas, como fazendeiros e garimpeiros, por exemplo. Poucas áreas estão totalmente demarcadas e sem invasões. A maioria se encontra com a Demarcação incompleta ou sem Demarcação.

Por regiões discriminamos em anexo, uma lista de aldeias, assinalando sumariamente a situação de cada.

É preciso também, para que haja justiça e segurança para as comunidades, que seja demarcada uma área única que englobe simultaneamente as áreas Tacutu, Maú, Monte, Roraima, Miam e Surumu.

Ao mesmo tempo, que sejam retirados todos os invasores das áreas indígenas. 

PROPOSIÇÕES:

Para resolver, em primeiro lugar, o problema assistencial às comunidades, solicitamos o seguinte: 

l- Viaturas, em número de cinco, para assistência nas áreas. 

2- Um avião para oferecer assistência onde o carro não chega. 

3- Cinco aparelhos de radiofonia também para as áreas. 

4- Médicos, em número de três; 

5- Advogados, em número de três; 

6- Medicamentos em maior quantidade; 

Para resolver os problemas de terra, que são os mais graves, solicitamos, além de toda a atenção, a seguinte providência especial, reivindicada por todos os índios de Roraima: a criação de uma Superintendência especial apenas para aquela região que, como dissemos, abriga cerca de quarenta mil indígenas de vários grupos. Pedimos que sejamos atendidos com a máxima urgência possível. 

Para terminar, toda a comunidade indígena de Roraima ficará satisfeita se puder receber, para breve, uma visita pessoal de V.Exa que, assim, já está desde já convidado.  

Agradecendo a atenção e contando com o apreço que V.Exa devota aos índios, subscrevemo-nos 

 

GILBERTO PEDROSA LIMA MACUXI 

ANDRADE DA SILVA NETO MACUXI 

 

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-ao-pres-jose-sarney-assinada-por-indios-macuxi-representando-os-interesses

Original: 1987.02.26 Do povo Macuxi para José Sarney

CARTAS RELACIONADAS