Território Federal de Roraima, 18 de setembro de 1985

Dos Tuxauas para o Presidente da FUNAI

      Senhor Presidente da FUNAI

      Esta é a segunda carta que mandamos para pedir a retirada da CODESAIMA e de outros garimpeiros do Rio Quinô, Rio Cotingo, Suapi e Serra Verde.
      Este problema está criando problemas das nossas áreas. Com a retirada dos minérios eles trazem para nós a doença, causa mortes de indios e poluem os nossos rios e igarapés.
      Ficamos sem poder beber água, temos que caminhar muito para beber a água pura.
      Eles introduzem em nossa área a cachaça que nos traz destruição, criando conflitos entre nós, fazendo as piores calamidades. Exigimos a retirada imediata destes garimpeiros.
      Sabemos que estamos dentro das Leis do Estatuto do Indio criada no dia 19 de dezembro de 1973, que cita no artigo 22 do capítulo II que fala das terras ocupadas, que cabe aos índios o direito à posse permanente “das terras que habitam e o direito ao usufruto exclusivo das riquezas naturais e de todas as utilidades naquelas terras ocupadas”.
      Lembramos também aos senhores que somos brasileiros legítimos donos de nossas terras e tudo que há nela nos pertence por direito e lei.
      Pedimos que seja respeitada esta lei, pois não fomos nós que fizemos a Lei.

      Assinam abaixo.

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-dos-tuxauas-de-roraima-ao-pres-da-funai-sobre-mineracao-em-areas-indigenas

Original: 1985.09.18 Dos Tuxauas para o Presidente da FUNAI

CARTAS RELACIONADAS