1977

De Krua Gavião para o Presidente da FUNAI

   É um Índio: Krua que vai contar história do cacique Krohokrenũm por qual motivo que ele não foi. É porque ele estava muito ocupado olhando o serviço das castanha. Quando ele chegou era mais ou menos 10 horas da noite. Aí ele nem esperava, aí na mesma hora chega esté rádio para ele tamanha 10 horas da noite. Aí, o chefe do posto que é Saulo Petean foi abrir e leu para o cacique Krohokrenũm. Quando o Saulo terminou aí falou: que foi tinha presidente da Funai que tinha mandado este rádio – chamando Krohokrenũm dizendo que era para capitão ia bem rápido para Brasília porque eles disseram que tinha saído financiamento do impréstimo para Mãe Maria. Então foi porisso que o presidente da Funai e presidente do Banco do Brasil e Ministro do Interior dizendo que era para assinar financiamento do impréstimo para poder receber porque eles disseram si Krohokrenũm fosse assinar não ía receber financiamento.

   Aí cacique Krohokrenũm falou – é rapaz não porque a Funai é assim, eles podia mandar um rádio com calma e avisando antes e marcar o dia que é pra mim ir pra Brasília. Aí eu ía mim arrumar com calma esperando este chamado do presidente da Funai. Aí quando chegasse rádio do presidente dizendo olha Krohokrenũm é para você ir hoje, aí eu ia, porque eu já estava o dia que é pra mim ir. Mas chamado assim ligeiro, eu não vou não, vou nada. Viagem ligeiro não vou, porque viagem ligeiro não atendo ninguém, e nem sou filho do presidente e nem sou funcionário e nem sou outra pessoa. Você tem obrigação de mandar só teus empregados não mandar na vontade dos índio porque índio não querem ser mandado, porque antes índios eram mandado pela Funai mas agora mudou. É só os índios mesmo que se manda na vontade deles mesmo. Mas não a Funai mandar nos índios como fosse funcionário da Funai. Mas não é porque os índios são diferente do que funcionário porque funcionário é mandado pela Funai e índios não é mandado pela Funai, sim?

   Os índios só é mandado pelo Capitão Krohokrenũm. Aí é outras coisas aí índio vai porque os índios receberam ordem do cacique então todos índios vai trabalhar despreocupados. Mas se a Funai disse para o encarregado – olha pode mandar nos índios porque é ordem. Aí se chefe do posto disser – olha pessoal eu recebi ordem de Brasília para mandar você fazer isso, aí índios fica muito chatiado porque índios não querem ser mandado:

   Índio não gosta ser mandado.

   Antes nós índios vivia enganado pelo um encarregado que era Osmundo Antonio dos Anjos. Porque êsse que era Osmundo, dizia que era ordem do presidente. Mas quando Krohokrenũm soube que era mentira, ele ficou muito chateado. Porisso que ele não confia mais na conversa da Funai. Porque toda conversa que ele ouve não vai na conversa de ninguém.

   Porisso que ele recebeu o rádio do presidente: mas não recebeu diretamente do presidente. Quando veio rádio do presidente passou pela ajudancia de Marabá e osmundi que estava sendo chefe da Ajudancia em Marabá. Aí quando ele recebeu rádio do presidente da Funai aí ele fez of´´icio e mandou Geraldinho deixar no posto Mãe Maria. Quando ele recebeu rádio do presidente aí Capitão viu logo assinatura do Osmundo aí ele ficou chatiado sabendo que era Osmundo que tinha mandado.

   Aí Krohokrenũm falou – é vou falar com Osmundo amanhã em Marabá, lá na Ajudancia para ele me informar por qual motivo é para mim ir para Brasília. Só vou se for na certeza, e explicando aí eu vou.

   Aí quando foi de manhã Krohokrenũm foi para Marabá lá na Ajudancia, aí ele chegou, ái Osmundo: Bom-dia. Aí Capitão Krohokrenũm falou olha Osmundo, eu vim aqui saber negócio do rádio que presidente da Funai mandou, pode me explicar direitinho por qual motivo o presidente da Funai está me chamando. Eu só vou se mandarem explicando porque eu tenho que ir.

   Porque eu sem saber não vou. Só vou pra Brasília se mandarem dizer porque, aí eu vou. Mas assim correndo eu não vou, eles pode mandar dizer porquê, se mandar dizer porquê…

   E outras coisas, que vou com calma mas não assim muito ligeiro. Eles pode mandar dizer porquê, mas vou com calma. Porque não sou filho dele e nem sou empregado dele… pra ir assim ligeiro. Posso ir outra hora mas não hoje. Aí Osmundo falou: não Capitão, porque o presidente diz que não pode demorar muito, tem que ir hoje: porque presidente eestá esperando você no aeroporto para ‘panhar você, Capitão. Aí Capitão falou: – é vou pensar. Aí Osmundo falou, é pode pensar o que tu vai dizer ou tu vai ou não porque não posso perder a passagem. aÍ Krohokrenũm falou liga para Belém um rádio. Aí Osmundo ligou, aí falou que Krohokrenũm estava na Ajudancia para saber problema do rádio do presidente aí Amauri falou, que o presidente tava chamando Krohokrenũm para assinar financiamento do impréstimo do Banco do Brasil. Então tava esperando presidente da Funai, presidente do Banco do Brasil e o Ministro do Interior todos três esperando por Capitão. Se Krohokrenũm recebesse este dinheiro então ia ter festa só dos gente grande. Mas Capitão cismou, ele pensou não adianta eu ir porque se eu for vou dar viagem perdido, porque a primeira viagem foi em Brasília, Vande Brook não me deu atenção. Então pra dar dois viagem perdido, eu não vou, não e não vou mesmo. Porque se eu for, sempre não vou resolver nada, porque eu sei que é a Funai. Porque eles fizeram de vagabundo?

   Primeira viagem que eu foi em Brasília na direção do presidente. Eu esperava na direção do presidente da Funai, aí nunca um dia ele chegou pra falar comigo. Então eu tirei por essa. porisso que o Krohokrenũm não foi para Brasília.

   Porque parece que ele sabia que não dava certo. ele adivinhou que não ía sair financiamento do Banco. Porisso que ele não foi, porque si ele fosse ele ía dar outra viagem perdida e também ele só não ía só for com mais dois pessoa acompanhando ele também ele não foi pela conversa de ninguém não foi funcionário que botou na cabeça dele para ele não ir.

   Não foi ninguém, ele mesmo pensou e outros índio pensaram também você não vai porque sabe como é a Funai eles querem ti enrolar não vai, ele pensou. Aí foi mesmo.

 

O senhor, General Ismart não vai pensar que foi teu funcionário que conversou na cabeça do Krohokrenũm porque ele tem idéia para pensar também. 

   Assim como senhor pensa e ele também pode pensar de um jeito dele. Só isso presidente que vai para o senhor

FOI UM INDIO QUE FEZ ESTE TRABALHO PARA SENHOR. É INDIO KRUA

 

[duas páginas de recorte de jornais]

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-ao-presda-funaiexplicando-ausencia-do-chefe-krohokrenum-reuniao-em-brasilia 

Original:1977 De Krua Gavião para o Presidente da FUNAI

CARTAS RELACIONADAS