Aldeia São Domingos - Mato Grosso

Do Cacique Carlos Karajá para o Presidente da FUNAI

Aldeia São Domingos – MT, 14 de setembro de 1982

Ao
Sr. presidente da FUNAI
Coronel Paulo Moreira Leal

          Como Cacique da Comunidade Indígena Karajá, em Luciara-MT, comunico a V. Sa. que no dia 11 de setembro do ano corrente, um domingo, conversei pessoalmente com o Sr. Norberto Schwantes, dono da Fazenda Ponta-Porã, localizada nesse mesmo Município, em terras que nos foi tomada e onde ainda existe nosso antigo cemitério.
          O Sr. Noberto, tinha ido àquela cidade para realizar um comício pois também é candidato a Deputado Federal pelo PMDB/MT. Minha conversa com ele foi para avisá-lo que iria ocupar uma área de mais ou menos 3.000 ha que fazia parte da sua fazenda e que consideramos como nossa. Ele ouviu com muita atenção minhas palavras e elogiou minha atitude. Falou-me que desconhecia esse problema quando comprara a fazenda, mas garantiu-me que faria a doação da terra pretendida pela Comunidade, porém, somente trataria do caso após Novembro/82, pois estava em campanha política, tendo também pedido que eu mantivesse segredo sobre o caso e nossa conversa.
          Senhor Presidente, como tutelado da FUNAI, achei que seria minha obrigação mantê-lo informado sobre este fato, a fim de que eu possa ajudá-lo no processo de demarcação de nossas terras. Queremos ocupar o mais rápido possível o local, pois onde atualmente moramos, é um lugar que vive o ano todo inundado pelas águas, trazendo doenças e prejudicando o nosso desenvolvimento. Peço ao senhor, que verifique no setor competente, se existe alguma documentação que dá direito ao sr. Noberto, para se julgar “dono” de terras que eram nosso lar, e aproveite a conversa que tive com ele, para que retomemos nossas terras sem discórdia, na paz e o mais rápido possível.

Cacique Carlos Karajá

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-ao-coronel-paulo-moreira-leal

Original: 1982.09.14 Do Cacique Carlos Karajá para a FUNAI

 

CARTAS RELACIONADAS