Carta dos estudantes indígenas da UFBA
Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Fundação Nacional do Índio
Sr. Márcio Meira
Assunto: encaminhamento de proposta dos estudantes indígenas da Universidade Federal da Bahia.
Senhor presidente,
Ao cumprimentá-lo cordialmente, nós estudantes indígenas da Universidade Federal da Bahia, das etnias Pataxó, Pataxó Hã hã hãe, Xucuru-Kariri e Pankararu, viemos a vossa presença expor e ao fim solicita o que se segue:
Nós somos em 15 indígenas, residindo e estudando em Salvador. Os estudantes estão assim divididos nos seguintes cursos, quatro em Ciências Sociais, três em Medicina, dois em Direito, uma em Letras, uma em Economia, uma em Música, uma em Artes Plásticas, uma em Jornalismo e um em Educação Física. Cinco estudantes recebem um auxílio da FUNAI que varia entre 300,00 e 400,00 reais e bolsa-moradia da UFBA, no valor de 250,00. Quatro estudantes recebem apenas bolsa-moradia da UFBA e um estudante recebe apenas o auxilio da FUNAI, lembrando que o auxílio não contempla todos os estudantes.
A nossa situação, mesmo os que recebem assistência, é de insegurança e de vulnerabilidade, pois, além de termos que arcar com o custeio de aluguel, passagem de ônibus, gêneros alimentícios e outros elementos básicos para a nossa manutenção na cidade, temos dispêndios como os materiais necessários para a permanência nos nossos respectivos cursos. Esses materiais, em sua maioria, são caros, como, livros, Xerox, materiais para a realização de pesquisas, e materiais específicos de cada curso, como no caso dos estudantes de artes plásticas, música, medicina, jornalismo, que precisam de elementos dispendiosos para a realização de seus trabalhos acadêmicos.
Além das dificuldades financeiras, no caso da moradia, nós nos deparamos com outro problema, o de encontrar o local para morar. Ao sairmos de nossos lugares de origem em direção a Salvador, temos como referência apenas os outros estudantes que já residem aqui. Assim, todo semestre, nós temos que procurar outros lugares, para abraçar a totalidade dos estudantes. Como isso não é possível, pelo alto preço dos imóveis como tamanho adequado para incluir todos, – vale ressaltar que já chegamos a morar sete pessoas em uma casa com dois quartos -. nos dividimos e muitas vezes alugamos residências muito distantes uma das outras e da universidade. Hoje, ocupamos seis residências em diferentes bairros de Salvador, o que dificulta a interação dos estudantes e o cumprimento das atividades dos nossos cursos universitários.
Depois de explicitada a situação vivenciada por nós, estudantes indígenas da UFBA, têm-se as seguintes solicitações:
1) Garantia de recursos para a compra e/ou aluguel de residências localizadas nos arredores dos campi da UFBA, para solucionar o problema da moradia dos estudantes indígenas.
2) Aquisição de duas máquinas fotocopiadoras (Xerox).
3) Aquisição de dois kits com material para pesquisa de campo, tais como, notebook equipado com internet, câmera fotográfica, filmadora, gravador digital.
4) Aquisição de doze computadores, sendo dois para cada casa.
5) Aquisição de cinco impressoras.
6) Garantia de dois salários mínimos por semestre para cada estudante, para custeio do material didático requerido nos diversos cursos.
7) Aquisição de materiais para as casas dos estudantes, tais como, camas, mesas, cadeiras, geladeiras, fogões, colchões, guarda-roupas, etc.
8) Auxilio para compra de passagens para garantir a participação dos estudantes em eventos acadêmicos, políticos e culturais.
9) Sabendo da aprovação do projeto de lei N 17471/08, na Assembléia Legislativa do estado da Bahia, no qual fica estabelecida a concessão de bolsa-auxílio aos estudantes indígenas das universidades públicas Estaduais, bem como o estabelecimento de parcerias com as Universidades federais, nós estudantes indígenas da UFBA, solicitamos através deste, que se efetive uma parceria da FUNAI junto a Universidade Federal da Bahia para que os estudantes desta mesma Instituição possam ser contemplados por essa bolsa-auxílio.
10) Criar, implementar e efetivar Políticas Públicas de ingresso e permanência da indígenas nas Universidades Pública Estadual e Federal, que possibilite aos estudantes indígenas, fazer pesquisas nos Territórios Indígenas, oportunizando a convivência dos estudantes com as comunidades Indígenas, interagindo os conhecimentos científicos acadêmicos com os conhecimentos tradicionais, conforme interesses de cada Povo ou comunidade Indígena.
11) Incluir a participação dos estudantes indígenas, nas ações da FUNAI que envolve as comunidades indígenas, como Magistério Indígena, Licenciatura Intercultural, Projetos do Ingá e outros que possam ser elaborados com a participação das comunidades indígenas.
Nos termos pedimos deferimento,
Atenciosamente,
Carlos Rafael da Silva (Xucuru-Kariri)
Genilson dos Santos de Jesus (Pataxó)
Fonte: Arquivo pessoal do pesquisador Rafael Xucuru-Kariri.