São Paulo, 27 de novembro de 1997

De Ailton Krenak para o Presidente da FUNAI

Ilmo. Sr. Presidente da Funai,

                                                            animados pela última providência formal do processo de reintegração de posse da terra indígena Krenak, estamos envolvidos no esforço de programar junto com as várias famílias remanescentes em diversas localidades (Vanuíre, Fazenda Guarani-Camésia) além das famílias do P.I. Krenak do Rio Doce, atividades que facilitam a reintegração, também, dos elementos sócio-culturais destas várias famílias neste importante momento de suas vidas.

                                                            Este trabalho tem envolvido a indispensável dedicação de pessoas como o diretor do I..E.F. Inst. Estadual de Florestas – MG., Biólogo – prof. Célio Vale, Universidade Federal – MG, da antropóloga Prof. Márcia Spyer, e algumas outras personalidades de destaque na vida cultural de Minas.Mas é claro, precisamos do real envolvimento da Funai – como agência de governo, na definição de um cronograma junto com a comunidade para este período de retomada da terra.

                                                            Algumas providências que solicitamos a esta Presidência, inclue a pronta liberação dos recursos financeiros necessários a execução da ordem de despejo prevista para os próximos dias – e que soubemos estar dependendo destes aproximadamente: 30.000 reais?. Outra preocupação que manifestamos é quanto a segurança das famílias que se encontram na área, durante a ação de despejo bem como a previsão das ações subsequentes a saída dos posseiros…

                                                            Acreditamos, Sr. presidente, que a instituição de um GT – com mandato de condução destas questões e das providências relativas a ‘reaviventação’ dos limites da área, inventário das ‘benfeitorias’ em cada um dos sítios que serão desocupados, poderiam ser providências muito úteis tanto para os Krenak quanto para a Funai, no futuro próximo.

                                                            O Núcleo de Cultura Indígena, bem como outras entidades civis que tem atuado junto as comunidades indígenas em Minas Gerais, poderiam colaborar nestas ações a medida que forem se esboçando, mas caberá especialmente a FUNAI anunciar sua decisão clara de agência do governo brasileiro na resolução dos problemas.

                                                            Confiante na responsabilidade que a presidência desta agência lhe confere, agradeço a atenção,
respeitosamente,

 

Ailton Krenak
presidente da NCI

Nota: Por conta da falta de documentação do ano em que a carta foi escrita, o ano que aparece na introdução da carta diz respeito ao ano de entrada do documento no Acervo ISA.

 

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-ao-presidente-da-funai-sobre-reintegracao-de-posse-da-terra-indigena-krenak

Original: 1997(data de inserção no acervo ISA).11.27 De Ailton Krenak para o Presidente da FUNAI

 

CARTAS RELACIONADAS