MINISTÉRIO DO INTERIOR
FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO – FUNAI
DAS. LIDERANÇAS INDIGENA WASSU-COCAL, EM JOAQUIM GOMES AL
AOS .SENHORES
EXMO. Sr; PRESIDENTE DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Dr; JOSE SARNEI
EXMO. Sr. MINISTRO DE ESTADO DO INTERIOR
Dr. RONALDO COSTA COUTO
EXMO. sR. MINISTRO DO GABINETE CIVIL
Dr. MARCO MACIEL
EXMO Sr. MINISTRO DO GABINETE CIVIL
Dr. MARCO MACIEL
EXMO Sr. PRESIDENTE DA COMIÇÃO DO INDIO NA CAMARA FEDERAL
Dep. SERGIO CRUZ
EXMO Sr. PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO-FUNAIL
Dr. ROMERO JUCÁ FILHO
EXMO Sar. DEPUTADA ESTADUAL POR ALAGOAS
Dr. SELMA BANDEIRA
PRESADO SENHORES
V. Excias tem conhecimento da gravissima situação dos Indios Wassu-cocal, o maior e principal problema e a questão terra, ou seja falta apenas a assinatura do decreto Presidencial que elimina por completo todo foco de tenção da área.
No entanto pelas explicações que nos dá as autoridades ligadas ao problema, o ponto crucial é o valor de Cz$ 16.351.569,00 (Dezesseis milhões, trezentos e ciquenta e um mil, quinhentos e sessenta e nove cruzados) para pagamentos das idenizações das benfeitorias das 31 fazendas incidente na nossa área.
Presado senhores para demonstrar o bom sensso e a vontade das lideranças Indigena Wassu-Cocal, Pedrinhas, Serrinha< Freitas, que congrega 1.220 (Mil duzentos e vinte indios) fizemos todas as conseções possiveis, inclusivel abrimos mão de muitas coisas para uma solução rapida e pacifica, temos por Direito uma área imemorial de 57.000 Hct mais abrimos mão de aproximadamente 53.200 Hct das nossa terra para demonstrar nossa comfiança no Governo da NOVA REPÚBLICA, dentro de um proposito honesto e social, optamos por uma area minima, mais que dá a nossa comunidade condições, para que com traballho serio e competente, nossa comunidade se desenvolva, não como grande latifundiario, mais como mini fundo produtivo, sempre com o apoio de V.Excias, nossa situação é muito grave e setamos disposto a ir as ultimas consequencias para recuperar o que por direito sagrado é nosso, e não acreditamos que a quantia sitada seja o problema maior para os nossos Governantes, pois o dinheiro que sair do Governo ou de Fundos social, fica em nosso proprio pais como capital de giro.
Nos as lideranças Indigena abaixo assinados por não aguentar mas a situação de penuria que vivemos em completa miseria, enquanto os invasores de nossa terra inrriquecem a cada dia, matam, humilam. e zombam do nosso povo, apois grande reunião viajamos a Brasilia com o aval de todos os Indios Wassu para achar uma solução imediata para a questão, apoz reunião com o Sr. Presidente da FUNAI, o mesmo se encomtrou com o Sr. Ministro do interior que, como em épocas anteriores prometeu uma solução rapida para nosso caso, e que possivelmente no prazo de 10(Dez) dias o dinheiro e a solução da nossa terra estarar resolvida, por esse motivo e por entender a honestidade e o interesse do Sr. Presidente em resolver a questão, resolvemos retornar a área e damos o prazo de 15 (Quinze) dias para nossa terra ser entregue o nossp povo, apoz este prazo dicidiremos por uma solução final.
Esperamos o apoio de V.Excias pois como disse o Nosso Presidente TANCREDO NEVES O NORDESTE SERAR A PRIMEIRA E A MAIOR PRIORIDADE DO MEU GOVERNO, e nós Indios esperamos isto tambem como brasileiro e na questão da terra.
Certo de vossas atenção.
Atenciosamente. Em 06/06/86
Anônimo Maximo de oliveira – Capitão Wassu
Hibes Menino de Freitas – Cacique Wassu-Cocal
Manoel Honorio da Silva – 1º Paje-Wassu-Cocal
Severino Antonio da Silva – Lider – Wassu-Cocal
Jeova José Honorio da Silva – Presidente do Conselho Tribal
Jose Joaquim dos Santos – Conselheiro
Pedro Honorio da Silva – Conselheiro
Jose Salu Maximo – Conselheiro
Gilberto Honorio da Silva – Conselheiro
Manoel Jose de Souza – Indio Wassu-Cocal
Antonio Honorio – Conselheiro
Jose Manoel de Oliveira – Conselheiro
Cicero Honorio da Silva – Indio Wassu-Cocal
Fonte: