Paraná, 24 de outubro de 2015.

Da Juventude Kaingang para o Brasil

Nós, juventude indígena e Povo Kaingang do estado do Paraán, viemos por meio desta manifestar repúdio sobre as declarações que o deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC), vem afirmando na mídia e no Congresso Nacional, que os Povos indígenas do Sul do Brasil são a favor da Pec 215.

Salientamos também a existência de uma minoria indígenas, corrompidos pela questão do arrendamento, nas Terras indígenas nos três estados da região, que não nos representam.

Estes dois indígenas não representam os 33 mil Kaingangs habitantes do Sul do Brasil, portanto eles não tem nenhum poder sobre quaisquer ações em nome do Povo Kaingang.

Ressaltamos que inclusive o Dr Ubiratan S. Maia, advogado, não pertence ao Povo Kaingang, este defende os interesses de grandes empreendimentos em Terras Indígenas.

Este conluio capitalista, visa apenas lucros individuais para José Carlos Gabriel Poty, e em tese ocorreu em uma reunião, nas instalações da Justiça Federal de Chapecó onde o Deputado Federal Valdir Colatto, ouviu apenas dois indígenas, sem expressão dentro dos Povos Kaingang.

Assim, repudiamos e não concordamos com todas as declarações deste Deputado na plenária de reunião da pauta Extraordinária de Discussão e Votação do Parecer da PEC 215/00 do dia 20/10/2015.

Essas falsas lideranças que se auto titulam lideres agem por interesse individual, sendo assim, não representam nossos interesses.

Não aceitamos e repudiamos tal calúnia e difamação que nós juventude Kaingang e Povo Kaingang tivemos na plenária, SOMOS TODOS CONTRA A PEC 215.

Somos formados por anciões, anciãs, homens, mulheres, juventude e crianças, somos a continuidade de uma geração que viveu em defesa do território, para nossa manutenção cultural.

Gerações passadas, que realmente nos representaram perderam o sangue na esperança de que o futuro continuasse a trajetória do coletivo.

Infelizmente muitos indígenas são corruptíveis, mas a maioria do povo não pode sair prejudicado por conta de uma minoria repugnante, que viola os direitos dos povos indígenas.

SOMOS E SEMPRE SEREMOS A FAVOR DA VIDA, DA TERRA, DA COLETIVIDADE, VIEMOS DA TERRA, SOMOS KAINGANG!

SOMOS CONTRA A PEC 215.

#PEC215NÃO

#PELOFIMDOGENOCÍDIODOSPOVOSINDIGENAS

Juventude Kaingang do Estado do Paraná.

CARTAS RELACIONADAS