06 de junho de 1992.

Do povo Yanomami para o mundo

Companheiros, lideranças indígenas do mundo: nós três Yanomami, Davi, Levi e Geraldo pensamos diferente. Nós estamos na conferência da Eco-92 no Rio representando nosso povo Yanomami. Os representantes dos governos, das organizações não governamentais e dos povos indígenas do mundo inteiro vieram na Eco-92 querendo conversar. Infelizmente os povos indígenas não estão conseguindo. Os povos indígenas não estão unidos. Nós Yanomami percebemos que os brancos estão se aproveitando do nosso conhecimento. Nós Yanomami queremos que os brancos respeitem nosso conhecimento e nossa palavra. Nós também estamos pedindo aos parentes indígenas que se unirem para lutar junto, para defender nossos direitos, nossas terras, nossas culturas, nossas línguas, nossas festas e nossa tradição que é muito antiga. Nós Yanomami acreditamos que a união é a única maneira que temos para sobreviver e viver com respeito. Nós povos indígenas temos defender juntos nossas florestas, nossa caça, nossos peixes, nossas montanhas, nossos pajés que vivem nos lugares sagrados. Nós queremos ter respeitado ao Fundo da Terra onde moram espíritos perigosos que defendem os Yaomami toda a vida do planeta.

Nós temos o direito de viver como qualquer um.

Nós Yanomami sabemos que na próxima semana os governos vão assinar a convenção que decide o destino das florestas. Nós Yanomami queremos que o documento seja forte no sentido de respeitar a vida de todas as florestas do mundo.

 

Davi Kopenawa Yanomami 

Geraldo Yanomami 

Levi Yanomami

 

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-apresentada-na-eco-92-sobre-o-respeito-aos-bens-e-direitos-indigenas

Original: 1992.06.06 Dos Yanomami para o Mundo

CARTAS RELACIONADAS