São Leopoldo, 26 de maio de 1993.

De Constantino Ramos Lopes para o Brasil

Aviso de invasão da área.

Avisamos aos Srs. Autoridades que está tendo a invasão na área de São Leopoldo, porque o juiz do município, o Sr. Henrique Braz está por atrás de tudo isso, e também o Sr. Pedrinho da FUNAI que deu a autorização para que acontecesse esse acontecimento.

Essas todas de cedros são 74, já foram levadas a Benjamin Constant, que foram apreendido pela justiça junto com a polícia federal desde 85 antes do massacre acontecer, agora de noite do dia 13 do mesmo mês. Nós fomos a São Leopoldo o que a comunidade estava pensando sobre a madeira roubada no processo, o povo disse que não queria mais nada com a madeira roubada, porque já aconteceram coisas que até agora não foram resolvidas foi assim que o povo de São Leopoldo disse na frente do Sr. Nilvan representante da FUNAI de Tabatinga e também na presença do Sr. Joseney Barros e o Sr. Jary representantes do Ibama de Benjamin Constante.

Depois na nossa volta a São Leopoldo encontramos com o homem que tirou a madeira, ele disse a polícia federal que a madeira foi autorizada pelo Pedrinho da FUNAI, disse que a madeira era dele que tinham roubado dele há 4 anos atrás. Quando a polícia federal disse a ele que a madeira tinha processo, que estava processada, mas o homem continuou dizendo que a madeira não tinha processo nenhum, que era dele, por isso foi buscar que tinha saído do suor dele.

Depois o Sr. Nilvan da FUNAI falou a ele que ele tinha que mostrar para ele aonde ele tinha tirado essas histórias de cedros, ele disse que ia mostrar para a Funai que a madeira pertencia a ele.

A polícia federal disse à comunidade, que o juiz Henrique Braz tinha poder de mandar buscar a madeira, se o juiz autorizar mandar buscar. A comunidade não tem que dizer nada [ilegível] a Polícia Federal falou à comunidade que o Sr Chagas que diz que ele tinha todo direito de buscar a madeira na área. A polícia falou também que a área que não tinha demarcado nada, que o [ilegível] não definido nada assim, falou a Polícia Federal.

Ainda ficaram de voltar ao local da extração da madeira.

Constantino Ramos Lopes (Ticuna)

 

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/aviso-de-invasao-de-area-sao-leopoldo

Original: 1993.05.26 Aviso de invasao de area (Sao Leopoldo)

CARTAS RELACIONADAS