Mato Grosso do Sul, 13 de Fevereiro de 2013.

Do Movimento Indígena do Mato Grosso do Sul para o Brasil

CARTA DE MANIFESTAÇÃO DO MOVIMENTO INDÍGENA

O Movimento Indígena do estado de Mato Grosso do Sul representados pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena–CONDISI/MS, Comissão de Lideranças Indígenas da AtyGuasu, Movimento dos Professores Indígenas, Movimento de Mulheres Indígenas, movimento de jovens indígenas, Conselho Municipal de Direitos Indígenas de Campo Grande e o Conselho de Lideranças Indígenas do PovoTerena de Miranda, representando os mais de 70 mil índios do estado, além dos profissionais de saúde indígena do DSEI/MS, vem por meio desta Carta de Manifestação Pública, cobrar respeito e cumprimento referentes às normas legais, nacional e internacional, das quais o Brasil é signatário, quanto à autonomia, autodeterminação e ao respeito às especificidades dos povos indígenas.

Queremos o cumprimento dos critérios pré-estabelecidos e aprovados pelo Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena no que se refere ao perfil do Gestor da Saúde Indígena (disponibilizado no Site da SESAI). Repudiamos todas as articulações de pessoas estranhas às questões indígenas,sem nenhum histórico de trabalhos relevantes em saúde pública e muito menos em saúde indígena. Rejeitamos o critério de acomodação politica.

Nesse sentido apresentamos e defendemos os nomes de WANDERLEY GUENKA (Odontólogo)e MARISTELA FARIAS FRIHLING (Assistente Social), para a Coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena/DSEI-MS, ambos com excelentes currículos, conhecedores das realidades e especificidades dos povos indígenas, respeitados pelo movimento indígena, servidores efetivos do Ministério da Saúde e atendem os pré-requisitos, amplamente debatido e aprovado na ocasião da criação da SESAI. Ressaltamos ainda que a SESAI trabalha com vidas. Vidas donosso povo que ao longo desses 512 anos de Brasil foram violentamente massacrados e dizimadospor não respeitarem os nossos direitos. Por isso almejamos e aguardamos formas menos violenta de relacionamento e convivência entre o nosso povo e os demais segmentos da sociedade nacional. 

 

Conselho Distrital de Saúde Indígena – CONDISI/MS

Comissão de lideranças indígenas da AtyGuasu

Comissão de Professores Indígenas

Conselho de Lideranças indígenas

Grupo de Jovens Indígenas

Movimento de Mulheres Indígenas

Conselho de defesa dos direitos indígenas de Campo Grande

Profissionais de Saúde Indígena 

CARTAS RELACIONADAS