Missão São Francisco, 23 de dezembro de 1987

Das Lideranças Munduruku para o Brasil

       Nós estivemos em reunião para debater vários assuntos que é de nosso interesse.

       Principalmente sobre a represa na cabeceira do rio Tapajós, por que isto vai causar muitos problemas para a área Munduruku. Estiveram 47 líderes das Comunidades indígenas, debatendo este assunto. Esta barragem pode trazer muito dano na reserva, principalmente caça e o alagamento das florestas que é de grande utilidade para a lavoura, por que a maioria da área é composta de campos limpos.

       A área de floresta é pequena e fica ao lado do rio Tapajós. Então por isso a Comunidade Munduruku não aceita a construção desta barragem neste local. E por isso estamos pedindo ao Governo para que não seja feita esta represa.

       Já estamos lutando muito para que a nossa área seja ampliada e, isso nunca saiu.

       Onde vamos viver se a área de floresta for para o fundo? O que vamos comer? De que vamos trabalhar? Não temos pra onde ir se perdemos esta área, e nosso Grupo é muito grande, como vão viver os nossos filhos e netos sem esta mata?

       Esperamos com toda certeza que o nosso pedido seja feito.

Assina os Líderes Munduruku.

 

       Outro assunto que foi debatido também é da invasão da área por mineradora e outros garimpeiros.

       Nós não aceitamos invasão de garimpeiros, e nem por mineradoras, porque nós também sabemos trabalhar. No dia 15 de novembro de 1987 fomos em uma das mineradoras para pedir que eles se retirassem, mas não fomos a fim de briga. Os materiais que é da mineradora, que são os maquinários estão todos sob o comando dos índios, mas não sendo utilizado porque estamos esperando a decisão da Funai.

       Para fazer esta batalha foram 107 índios guerreiros todos pintados de urucu, armados de arcos e flexas e bordunas, Esses 107 Índios que participaram deste trabalho foram de 8 aldeias que são são do Kabitutu e Kaburuá, os demais ficaram só na escuta. Os cacique destas aldeias são: Faustino Kabá – Aldeia S, Cruz
                Roberto Krixi – Aldeia Lago do Junco
                João Akai – Aldeia Katő
                Bernaldo Juri – Aldeia Taperebá
                 Amâncio Bibito Kabá – Aldiea Porto
                 Carlito IKŐ – Aldeia Porto
                 Joaquinzinho Kabá – Aldeia Kaburua
                 Arnaldo Kabá – Aldeia Kato
                 Osmarino Karu – Aldeia Sai Cinza
                 Edmundo Akai – Aldeia Porto
                 Cipriano Karu – Aldeia Paulininho

 

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-ao-min-dante-de-oliveira-sobre-invasoes-na-area-dos-munduruku-ehistorico

1987.12.23 Das Lideranças Munduruku para o Brasil

CARTAS RELACIONADAS