Toldo Chimbangue, SC, 07 de Julho de 2005.
Reunidos na Terra Indígena Toldo Chimbangue, nós Caciques e lideranças dos povos Kaingang e Guarani das Terras Indígenas Aldeia Conda, Guarani do Araça’í, Toldo Pinhal, Toldo Imbu, Palmas e Toldo Chimbangue conversamos sobre os problemas relacionados a garantia e conquistas de nossos direitos.
Identificamos que, com relação aos processos de identificação de nossas terras tradicionais está havendo um complô, que envolve os poderes políticos municipais, estadual e federal, contrários ao nosso direito. Isso ocasiona a total paralisação dos processos administrativos de nossas terras. Avaliamos que os poderes municipais e estadual pressionam intensamente o Governo Federal e este se submete a esta pressão não dando continuidade às demarcações.
Nós não admitimos que nossos direitos sejam utilizados como objeto de negociação. Exigimos a imediata retomada dos trabalhos de regularização de nossas terras:
- Criação da Reserva Indígena Aldeia Conda;
- Identificação e delimitação da Terra Indígena Guarani de Araça’í;
- Declaração da tradicionalidade das Terras Toldo Pinhal e Toldo Imbu;
- Demarcação física e indenização dos antigos ocupantes não-índios da Terra Indígena Palmas;
- Conclusão das indenizações da terra Toldo Chimbangue.
Não havendo a retomada imediata desses processos por parte dos órgãos públicos responsáveis, nós mesmos estamos dispostos e organizados à demarcar nossas terras.
As possíveis conseqüências são de responsabilidade dos órgãos que não cumprem seu papel e dos que se contrapõe ao nosso direito.
Assinamos, os Caciques e Lideranças das Terras Indígenas acima citadas.
José Alípio, Adroaldo A Fidelis, Pedro Barbosa, Alberi dos Santos, Valdecir O dos Santos, Idalino Fernandez, João Barbosa, Lauri Alves, Maximino Mariano, Augusto Rodrigues, Albino Viri, Rildo Mendes, Pedro Salvador, Zico Salvador, Marino Salvador, João Carpo.
Fonte: https://cimi.org.br/2005/07/23664/